Connect with us

Música

Como o Guns N’ Roses monta seus setlists, de acordo com Slash

Published

on


Para os fãs que acompanham as turnês do Guns N’ Roses, uma pergunta é recorrente: como a banda decide o que tocar em shows que frequentemente chegam a três horas de duração?

A resposta, vinda diretamente do guitarrista Slash, revela um processo que mistura certa organização prévia com uma dose de “improvisação” no calor do momento.

Em entrevista à Loudwire, o músico explicou que o grupo não se prende a um repertório engessado. Segundo ele, a banda trabalha com um catálogo vasto de opções que permite diferentes escolhas a cada noite.

Slash comenta:

“Vamos para o ensaio e temos uma lista enorme de músicas, certo? Temos uma lista extensa de músicas que provavelmente tocaremos. E também temos uma lista bem longa de coisas alternativas e vamos misturando.”

Ele acrescenta:

“O que acontece é que montamos um setlist com base no último show, o que tocamos no último show. Usamos isso como referência para o novo show, além de uma lista de alternativas. Então, temos muita informação no palco e simplesmente escolhemos as músicas que queremos tocar.”

Slash, guitarrista do Guns N’ Roses, em 2023 (Foto: Shlomi Pinto / Redferns via Getty Images)

Sobre o aspecto técnico de se fazer escolhas em cima do palco, Slash revela:

“Tudo é imprevisível, cara. Então, às vezes, a gente pensa: ‘O que estamos fazendo?’ E nós estávamos todos em lados opostos do palco, um palco enorme, tentando gritar e usando fones de ouvido, certo? Tipo, o Axl (Rose) tinha um botãozinho que permitia que ele falasse no microfone e todos nós conseguíssemos ouvi-lo, mas eu não tinha um desses. Acho que o Duff (McKagan) tinha. Tento não complicar minha vida.

Dentre as músicas que são praticamente obrigatórias no set estão: “Welcome to the Jungle”, “Paradise City”, “Sweet Child o’ Mine” e “November Rain”.

Guns N’ Roses no Brasil

Em abril, o Guns N’ Roses fará nove shows no Brasil:

  • 01/04: Porto Alegre (Jockey Club)
  • 04/04: São Paulo (Monsters of Rock, Allianz Parque)
  • 07/04: São José do Rio Preto (Centro Regional de Eventos)
  • 09/04: Campo Grande (Autódromo Orlando Moura)
  • 12/04: Cariacica (Estádio Estadual Kleber José de Andrade)
  • 15/04: Salvador (Arena Fonte Nova)
  • 18/04: Fortaleza (Arena Castelão)
  • 21/04: São Luís (Castelão)
  • 25/04: Belém (Mangueirão)

+++ LEIA MAIS: Guns N’ Roses ou Bon Jovi, quem ganha mais grana com shows? Descubra
+++ LEIA MAIS: O vídeo raro do Guns N’ Roses em 1987 que só surgiu agora — e encantou os fãs
+++ LEIA MAIS: Com 2 dias de atraso, Guns N’ Roses lança as músicas “Nothin’” e “Atlas”


Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade