Celebridade
Qual o diagnóstico do cantor Nattan? Médico explica: ‘Frequentemente responsável por epidemias’

O cantor Nattan recebeu um diagnóstico após atendimento médico. Para cuidar da saúde, o artista cancelou algumas apresentações
O cantor Nattan (26) deixou os fãs preocupados ao ir parar no hospital na última terça-feira, 8. Ele passou por exames ao apresentar febre alta. A equipe do artista emitiu uma nota de esclarecimento para informar que ele está com um quadro viral de influenza A.
Para enteder mais sobre o assunto, a CARAS Brasil entrevista o Dr. Igor Maia Marinho, médico infectologista formado pela Faculdade de Medicina da USP e com residência médica em Moléstias Infecciosas e Parasitárias pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), que explica o caso.
“A ‘Influenza’, comumente chamada gripe, é uma infecção respiratória aguda causada por vírus da família Influenza. O tipo A de influenza é um dos subtipos mais agressivos e frequentemente responsável por epidemias sazonais em humanos, junto com o tipo B”, declara.
Números que chamam a atenção
Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) há cerca de um bilhão de casos de gripe sazonal anualmente, incluindo 3 a 5 milhões de casos de doenças graves. Sabe-se que apenas os vírus da gripe do tipo A causaram pandemias. Por isso, o Dr. Igor Marinho alerta.
“É bem comum [durante o tempo frio]. A Influenza A é sazonal e atinge o pico no inverno devido a fatores como maior permanência em ambientes fechados, ar seco que favorece a dispersão do vírus, e sua maior durabilidade em superfícies frias”, afirma.
Qual o tratamento?
O tratamento da influenza envolve:
- “Medidas de suporte – repouso, hidratação e alimentação leve e fracionada”;
- “Sintomáticos – como paracetamol ou anti-inflamatórios para controlar febre e dores”;
- “Antivirais – após avaliação médica, pode-se indicar oseltamivir, um inibidor de neuraminidase, principalmente em casos com risco de complicações”;
- “Monitoramento – se surgirem sinais de agravamento, como febre persistente, falta de ar ou confusão mental, é fundamental buscar atendimento imediato”.
Leia mais em:Nattan surge no hospital e revela o que aconteceu: ‘Muito forte’