Música
Festival CoMA anuncia line-up com Nação Zumbi, Sandra Sá e mais; confira

O Festival CoMA (Consciência, Música e Arte), um dos mais relevantes do Brasil, volta à capital do país em agosto. Com uma programação recheada de shows, DJs, projetos musicais, talks e outras experiências, o evento reunirá mais de 30 artistas durante a semana de apresentações entre os dias 16 e 24 no CCBB Brasília (Centro Cultural Banco do Brasil). Entre os nomes já confirmados estão Sarau Secreto & Sandra Sá, Paulinho da Viola, Nação Zumbi, Metá Metá e Yago Opróprio.
A curadoria do evento convida o público a sentir a diversidade de gênero e ritmos musicais. Isso deu o tom no line-up deste ano, que passa pelo soul, funk, boombap, samba, brasilidades e muito mais.
Além da programação musical, o festival promove o CoMA em Família, com shows e atividades para o público infantil, com entrada gratuita entre os dias 16 e 17 de agosto, no CCBB Brasília. A programação completa deste primeiro final de semana será comunicada em breve.
Festival CoMA 2025
O Festival CoMA é uma celebração da música, cultura e criatividade que une pessoas, culturas e ideias em uma comunhão inspiradora. Nascido em Brasília em 2017, o evento já recebeu nomes como Elza Soares, Maria Gadu, Ney Matogrosso, Gaby Amarantos, Gal Costa, entre outros expoentes da música.
Para a 7ª edição, o CoMA se destaca pela diversidade musical e por provocar reflexões sobre a relação entre cultura e o mercado do entretenimento. Além dos shows, que atraem grandes públicos, a Conferência CoMA promove um grande intercâmbio de conhecimento entre artistas e bandas em projeção, bem como profissionais já experientes do mercado musical.
Além disso, o festival ganha uma parceria importante em 2025: o Convergências, evento multicultural gratuito que celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França. O destaque musical fica por conta da artista Angelique Kidjo, cantora, compositora, dançarina, atriz e diretora, que já conta com 10 álbuns lançados e um Grammy Latino, em uma apresentação marcada para o dia 21 de agosto. Outros artistas como Aluminé, Ronisia e Songe também fazem parte da programação musical do evento.
O Festival Convergências é uma realização do Instituto Francês, do Instituto Afrolatinas e da Mawê (produtora do CoMA), e será responsável por abrir oficialmente a programação das Temporadas França-Brasil, com uma agenda intensa entre os dias 18 e 21 de agosto. O evento incluirá fórum internacional, palestras, performances artísticas e uma cerimônia com autoridades francesas e brasileiras, na Esplanada dos Ministérios.
Outro ponto importante é a parceria, existente desde 2022, com a Embaixada da França. Em colaboração com o Festival Rio Loco, de Toulouse, a programação, cocriada entre artistas brasileiros e franceses, prevê apresentações desse elenco em ambos os países.
Festival CoMA
Data: 16.08 a 24.08
Local: CCBB Brasília
Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) | SCES Trecho 02 Lote 22 Ed. Tancredo Neves. Setor De Clubes Sul. Brasília – DF
Classificação indicativa: A classificação é de 16 anos, a partir das 18h nos dias 16 a 22 e a partir das 15h nos dias 23 e 24 de agosto.
Vendas de ingressos:
Pré-venda para clientes Banco do Brasil: 29 de julho
Público-geral: 1º de agosto
Informações em breve
+++LEIA MAIS: Grammy Latino 2025: Prêmio confirma data e divulgação da lista de indicados
+++LEIA MAIS: Como Nervos de Aço, de Paulinho da Viola, reuniu grandes músicos em 1973