Connect with us

Música

Coral celebra axé em música com Daniela Mercury; ouça ‘Eu Sou Baiana’

Published

on

Coral celebra axé em música com Daniela Mercury; ouça ‘Eu Sou Baiana’



“Eu Sou Baiana”, composição da artista Coral em parceria com Daniela Mercury, celebra o axé e toda potência musical do gênero. Publicada nesta quinta-feira, 13, a faixa inaugura os lançamentos do projeto Elo Feat dos Sonhos, que selecionou, via edital, dez artistas de diferentes ritmos nacionais para gravar uma música autoral ao lado de um parceiro dos sonhos. Fazem parte do projeto nomes consagrados como Péricles, Valesca Popozuda, Dona Onete, Geraldo Azevedo e mais.

“Esses projetos são extremamente bem-vindos para revelar novos talentos e dar às pessoas um impulso inicial para que possam se manter e seguir sua trajetória artística. A vida de artista é bastante difícil: é uma carreira autônoma, com altos e baixos, marés cheias e marés vazias”, disse Daniela Mercury à Rolling Stone Brasil.

“Além disso, oferece visibilidade a pessoas de diferentes regiões do Brasil que, muitas vezes, não teriam essa oportunidade. A qualidade do talento de Coral e, certamente, dos outros artistas que serão revelados nos diversos gêneros brasileiros, é algo a ser celebrado. A Música Popular Brasileira agradece.”

“Eu Sou Baiana” nasceu da primeira viagem de Coral ao Rio de Janeiro, onde ela encontrou uma paisagem exuberante, mas também marcada pela desigualdade. “Fiquei encantada com os túneis da montanha, mas assustada com a contradição de um Cristo Redentor de braços abertos para a Zona Sul e de costas para a Baixada. Essa experiência reafirmou minha identidade como nordestina, parte fundamental da construção desse país.” Com harmonia menor e densa, a canção traz uma poesia de denúncia e esperança.

Quando canto: ‘Minhas costas são mar de Todos os Santos, de Guanabara, de tubarão. Deitar sobre o que é dito bonito e receber no peito a verdade sem julgamento’, talvez essa seja a maneira mais simples de lidar com as malezas que vivemos nos dias de hoje. ‘Eu Sou Baiana’ é uma ode à própria afirmação sobre si mesma, uma tentativa de resgate dessa esperança”, explica Coral à Rolling Stone Brasil.

Inicialmente voz e violão, “Eu Sou Baiana” ganhou uma nova dimensão com o trabalho de Márcio Victor, Maria Gadú e Pretinho da Serrinha. “Fui acompanhando a interpretação de Coral para construir o dueto, sempre reforçando sua identidade e a da canção, que é realmente única, comenta Daniela. “Fazer uma parceria com uma artista tão autêntica como ela me deixou extremamente feliz”, completa.

Com a música, Coral e Daniela Mercury celebram o axé, gênero que completa 40 anos de história no Brasil em 2025 e que representa uma das vertentes mais importantes da música nacional. “É maravilhoso que algo assim chame a atenção para o nosso gênero neste aniversário. Acredito que essa constatação de que o Axé influenciou a música brasileira como um todo, incluindo artistas de outras regiões, é muito relevante. E é interessante também para os artistas do interior da Bahia, como Coral, que têm essa convivência com o gênero”, comemora Daniela

O Elo Feat dos Sonhos foi um sucesso de adesão, com mais de mil inscrições recebidas de 25 estados do Brasil e mais de 300 cidades. O projeto selecionou 10 artistas de diversas regiões do país, reforçando o amplo alcance da música regional brasileira e o interesse do público por sua diversidade. 

A curadoria dos participantes foi realizada por uma comissão independente formada por Roberta Martinelli, apresentadora e radialista; Ana Paula Paulino, colunista do POPline.Biz e gerente de A&R da Warner Music Brasil; e Aíla, cantora e compositora. Também participaram da seleção Pretinho da Serrinha e Maria Gadú, diretores musicais do projeto.

A última fase do Elo Feat dos Sonhos trará, semanalmente, lançamentos das faixas dos artistas selecionados em colaborações com renomados nomes da música brasileira. Cada colaboração representa diferentes gêneros musicais e visa a celebração da diversidade e da cultura nacional.

Os lançamentos do projeto acontecem de março a maio de 2025, e contemplam diferentes gêneros e feats nacionais: 

  • Amanda Pacífico, de Belém (PA) – Carimbó com Dona Onete e Suraras do Tapajós
  • Coral, de Jequié (BA) – Axé com Daniela Mercury
  • Juliano Guerra, de Canguçu (RS) – Milonga com Filipe Catto
  • Ketlen Nascimento, de Caruari (AM) – Boi da Amazônia com os bois Caprichoso e Garantido
  • Maíra da Rosa, de Vargem Grande Paulista (SP) – Samba com Péricles
  • Meire D’Origem, de São José dos Campos (SP) – RAP de São Paulo com Rappin´Hood
  • Mestre Anderson Miguel, de Nazaré da Mata (PE) – Maracatu com Lenine; 
  • P0cket, de Cuiabá (MS) – Funk Carioca com Valesca Popozuda 
  • Walder Wolf, de Cametá (PA) – Tecnobrega do Pará com Gaby Amarantos
  • Zenaide Parteira, de Tarauacá (AC) – Forró com Geraldo Azevedo 

O Elo Feat dos Sonhos é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Elo, empresa 100% brasileira de tecnologia de pagamentos, e é realizado pela Cingulado, especializada em projetos culturais e sociais. O projeto conta com o apoio de recursos incentivados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

+++LEIA MAIS:Daniela Mercury: ‘Axé é amado pelo público de todo Brasil, mas pouco respeitado e compreendido por críticos’ [ENTREVISTA]

+++LEIA MAIS: Dona Onete e AQNO exploram regionalismo em novo single: “União de dois sabores”



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade