Connect with us

Internacional

Força bélica do Irã surpreende potências ocidentais

Published

on

Força bélica do Irã surpreende potências ocidentais

[ad_1]

Nesta semana, o Irã bombardeou o Iraque, a Síria e o Paquistão, deixando potências ocidentais como países da Europa e Israel surpresos.

O Irã usou alguns de seus mísseis mais novos nos ataques e deixou claro que começou uma nova era em que o foco é testar suas capacidades militares à vontade, segundo o jornal The New York Times.

Para o veículo norte-americano, o Irã também tem o objetivo de reforçar suas credenciais como um importante fornecedor de armas. Teerã parece ter usado um de seus mais avançados mísseis, o Kheibar Shekan, em ao menos um dos ataques: quando atingiu a Síria, alegando ter como alvo o Estado Islâmico em Idlib.

Ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos diz que Irã está “perturbando” a vida no Oriente Médio

Vladimir Putin
Rússia de Putin comprou mísseis do Irã para atacar a Ucrânia | Foto: Kremlin

O alcance e a precisão do ataque chamaram a atenção de autoridades de segurança nacional israelenses e europeias, e também de especialistas externos que acompanham os avanços bélicos do Irã.

Novos mísseis e drones iranianos foram comprados pela Rússia para atacar a Ucrânia, o que também ajudou o Irã a se tornar um produtor de armamentos sofisticados no Oriente Médio.

+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste

A disposição de Teerã em intervir em disputas de terceiros como fornecedor de armas e munições para suas forças na região e para Moscou também pode prejudicar os cálculos dos Estados Unidos sobre o crescimento dos conflitos no Oriente Médio. Isso pode levar a um confronto direto entre os norte-americanos e os iranianos.

Mark Esper, que foi secretário de Defesa do então presidente norte-americano Donald Trump, disse que “o Irã está fornecendo, apoiando, estimulando e financiando todas as atividades” que perturbam a vida no Oriente Médio. Isso inclui os ataques sucessivos dos terroristas houthis a navios de diversos países no Mar Vermelho.

[ad_2]

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade