Celebridade
Vera Fischer revela segredo para envelhecer bem e psicóloga analisa: ‘Arte de valorizar’

Na última quarta-feira, 29 de outubro, Vera Fischer usou suas redes sociais para fazer uma reflexão. A atriz, que tem 73 anos, falou qual é o seu ‘segredo’ para envelhecer bem.
“Meus amores… Nem filtro, nem receita… Apenas eu, colorida, segura e cheia de história pra contar. Vivem me pedindo a fórmula, a minha talvez seja o bom humor, não consumir notícias ruins e zero pressa pra agradar. Ah, e se amar em todas as fases, importante também! Vera.”, escreveu, na legenda da publicação.
CONFIRA A PUBLICAÇÃO DE VERA FISCHER NO INSTAGRAM:
Mas não é todo mundo que encara o processo do envelhecimento com bom humor. Para entender todas as questões, a CARAS Brasil conversou com a psicóloga especialista em comportamento Dra. Fabiana Guntovitch, que disse que o envelhecimento pode trazer tanto ganhos quanto desafios, a depender de como experimentamos essa nova fase da vida.
Principais impactos psicológicos de envelhecer
“De um lado, vem a sabedoria, a maturidade emocional e a clareza sobre o que realmente importa. De outro, podem surgir sentimentos de perda, medo da dependência e dificuldade em lidar com as limitações de um corpo que já não responde da mesma maneira”, disse.
A psicóloga afirmou que a grande questão que pode afetar muitas pessoas é que o envelhecimento pode nos dar a sensação de finitude, provocando diversas reflexões.
“De qualquer forma, pode ser um último convite importante, ainda que tardio, para que nós busquemos viver de forma mais autêntica e significativa”.
Leia também: Vera Fischer reflete sobre etarismo: ‘Para a mulher é mais complicado’
Solidão ao envelhecer: como lidar?
“O segredo está em manter conexões: cultivar amizades antigas e construir novas pontes com pessoas com os mesmos interesses, retomar hobbies, ou até se abrir para novas experiências. Relações não precisam ser muitas, mas precisam ser significativas”.
“Sentir-se útil e pertencente a uma comunidade é um dos maiores antídotos contra a solidão”, completou Fabiana Guntovitch.
Práticas psicológicas para envelhecer de forma saudável
Para finalizar, a psicóloga deu algumas dicas de algumas atitudes que fazem toda a diferença no processo de envelhecimento:
“Cultivar a gratidão: focar no que se tem, e não no que se perdeu;
Manter o cérebro ativo: leituras, estudos, jogos e desafios intelectuais;
Cuidar dos vínculos: amizades, família, grupos sociais;
Autocuidado emocional: praticar a autocompaixão, exercitar o amor-próprio incondicional e, se necessário, buscar terapia;
Propósito de vida: ter projetos, por menores que sejam, dá sentido e vitalidade. Sendo útil e oferecendo a alguém justamente aquilo que deseja”.
ACOMPANHE O INSTAGRAM DA CARAS BRASIL E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS FAMOSOS:
- envelhecimento
 - VERA FISHCER
 
