Connect with us

Celebridade

Vale Tudo: Relembre como foi o último capítulo da versão original da novela

Published

on

Mais de três décadas se passaram, mas a pergunta “Quem matou Odete Roitman?” continua ecoando como um dos enigmas mais famosos da teledramaturgia brasileira. O final da primeira versão de “Vale Tudo“, exibida originalmente em 1988, entrou para a história da TV, parando o país com a revelação da assassina da vilã interpretada de forma inesquecível por Beatriz Segall (2026-2018).

A novela, que colocava em xeque a ética e a honestidade na sociedade brasileira da época, culminou em um desfecho que misturou justiça poética, impunidade e a vitória da moralidade, mas não da inocência plena. Relembre como foi o último capítulo do folhetim escrito por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères:

Quem matou Odete Roitman?

O assassinato de Odete Roitman (Beatriz Segall) com tiros à queima-roupa foi o ponto central da reta final de “Vale Tudo”. O mistério se sustentou por dias, com a polícia reunindo diversos suspeitos, todos com motivos de sobra para desejar a morte da empresária.

A tensão se arrastou até o último capítulo, quando, em um flashback dramático, o público descobriu a verdade. A assassina era Leila (Cássia Kiss), ex-mulher de Ivan (Antônio Fagundes) e esposa de Marco Aurélio (Reginaldo Faria).

Leila, em meio a uma crise de ciúmes e desespero, buscava desmascarar Maria de Fátima (Glória Pires), com quem acreditava que Marco Aurélio tinha um caso. No entanto, ao ouvir um barulho na porta, pensando se tratar da rival, ela disparou a arma. Para seu horror, quem entrou e recebeu os tiros foi Odete Roitman.

Odete Roitman (Beatriz Segall) - Foto: Reprodução / TV Globo
Odete Roitman (Beatriz Segall) – Foto: Reprodução / TV Globo

A fuga de Leila e Marco Aurélio

Apesar de ter sido a autora do assassinato de Odete Roitman, Leila não foi presa. Ela fugiu do país ao lado de Marco Aurélio, que a ajudou a encobrir o crime e aproveitou a oportunidade para se exilar e fugir da investigação dos desvios de dinheiro na empresa.

A cena final de Marco Aurélio, debochando da situação e do país ao dar uma “banana” com os braços para o Cristo Redentor, tornou-se uma das imagens mais icônicas da teledramaturgia, simbolizando a impunidade dos poderosos. Eles seguiram para o exterior e levaram o filho de Leila, Bruno (Danton Mello).

Leila (Cássia Kiss) e Marco Aurélio (Reginaldo Faria) - Foto: Divulgação / TV Globo
Leila (Cássia Kiss) e Marco Aurélio (Reginaldo Faria) – Foto: Divulgação / TV Globo
Marco Aurélio (Reginaldo Faria) em Vale Tudo - Foto: Reprodução / TV Globo
Marco Aurélio (Reginaldo Faria) em Vale Tudo – Foto: Reprodução / TV Globo

O final de Maria de Fátima

A ambiciosa Maria de Fátima também conseguiu escapar da prisão. Após diversas armações, ela encontra um novo caminho para a ascensão social graças a uma sugestão surpreendente de César (Carlos Alberto Riccelli).

O sedutor sugeriu que Fátima se casasse com um príncipe italiano gay. A vilã, por sua vez, aceitou o plano e terminou a novela rica e poderosa na Europa, provando que o crime, de fato, compensa para alguns. César também não fica na miséria, associando-se a comparsa e deixando no ar a existência de possível trisal entre eles.

César, Maria de Fátima e o príncipe italiano - Foto: Divulgação / TV Globo
César, Maria de Fátima e o príncipe italiano – Foto: Divulgação / TV Globo

Raquel e Ivan

A protagonista Raquel (Regina Duarte), que simbolizava a honestidade, finalmente foi recompensada. Ela reatou seu romance com Ivan (Antônio Fagundes) e, mais do que isso, a batalhadora, que começou a trama na pobreza, realizou seu sonho de vencer na vida com o próprio trabalho.

Ivan (Antônio Fagundes) e Raquel (Regina Duarte) - Foto: Reprodução / TV Globo
Ivan (Antônio Fagundes) e Raquel (Regina Duarte) – Foto: Reprodução / TV Globo

O final de outros personagens

  • Afonso e Solange: Após a separação causada por Maria de Fátima, Afonso (Cássio Gabus Mendes) e Solange (Lídia Brondi) se casaram no civil e terminaram felizes.
  • Heleninha (Renata Sorrah) terminou a novela com um novo amor, William (Dennis Carvalho). O personagem, porém, não existiu no remake exibido em 2025.

Leia também: Você lembra? Raquel confessou assassinato de Odete Roitman na versão original de Vale Tudo

Afonso (Cássio Gabus Mendes) e Solange (Lídia Brondi) - Foto: Divulgação / TV Globo
Afonso (Cássio Gabus Mendes) e Solange (Lídia Brondi) – Foto: Divulgação / TV Globo

Rafaela Oliveira
Rafaela Oliveira é repórter de conteúdo do site CARAS. Formada em jornalismo, já passou por sites como MaisNovela, Portal Márcia Piovesan, Purepeople Brasil e Jornal O Dia. Escreve sobre celebridades, TV e reality show. (email: [email protected])

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade