Cultura
Tradicional cortejo dos tambores silenciosos ganha as ruas de Olinda

Berço e espaço de salvaguarda de várias manifestações culturais brasileiras, Olinda sempre tem espaço na sua programação carnavalesca para os grupos que mantêm essas tradições vivas. Nesta segunda-feira (9), várias nações de Maracatu participam da 27ª Noite para os Tambores Silenciosos, uma das cerimônias mais simbólicas do período pré-carnavalesco.
A concentração acontece, a partir das 20h, nos Quatro Cantos. Todos os grupos seguem em cortejo até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Bonsucesso. O ritual, que presta reverência aos ancestrais negros e às tradições de matriz africana, tem início à meia-noite.
Participam do encontro os maracatus Nação de Luanda, Leão Coroado, Camaleão, Badia, Maracambuco, Estrela de Olinda, Tigre, Sol Brilhante de Olinda e Maracatu Nação Pernambuco.
O público irá acompanhar as loas, que são cantadas; versos dos mestres e mestras; e os toques tradicionais realizados pelos membros dos maracatus.
À meia-noite, os tambores são silenciados para a realização da obrigação religiosa conduzida por lideranças espirituais, em homenagem aos que vieram antes e à força da cultura afro-pernambucana
Após o ritual, os batuques voltam a ecoar em conjunto, encerrando a cerimônia em um ato coletivo que simboliza resistência, fé e continuidade das tradições.
