Celebridade
Tiago Abravanel perdeu mais de 20 kg nos últimos meses; médico alerta para efeito sanfona: ‘Acontece com frequência’

Na última semana, Tiago Abravanel comentou sobre seu processo de emagrecimento. O famoso, que chegou a eliminar 23 quilos em menos de seis meses, comentou sobre as mudanças em sua rotina para chegar em seu peso atual.
O ator explicou que apesar de manter a disciplina em relação aos cuidados com a saúde, não adotou nenhuma dieta ou medida restritiva. “Não deixo de aproveitar a minha vida, de comer aquilo que eu gosto e não tenho grandes restrições. Eu acho que temos que entender que o cuidado não pode ser uma paranoia, ele tem que ser a sua rotina. Nesse processo, tudo mudou: meu sono, meu dia a dia, meu peso, minhas roupas”, revelou ele em entrevista ao jornal O Globo.
Mas, por trás de toda a felicidade durante o processo de emagrecimento, é necessário evitar o efeito sanfona, caracterizado pela perda de peso seguida do reganho desses quilos.
“Ele acontece com frequência porque muitas vezes as pessoas acreditam que a responsabilidade está somente em um medicamento ou dieta temporária. Quando interrompem o uso da medicação ou abandonam a estratégia restritiva sem terem aprendido a mudar de fato os hábitos de vida, o organismo volta ao estado anterior”, explica, à CARAS Brasil, o médico nutrólogo Dr. Marcelo Silva.
Quais fatores podem influenciar no efeito sanfona?
O médico esclareceu que, além da alimentação, questões emocionais e comportamentais podem intensificar o efeito sanfona.
“Muitas vezes terceirizamos a responsabilidade, colocando a culpa em uma medicação ou dieta. Mas sem acompanhamento adequado, mudança de mentalidade e disciplina com novos hábitos, o corpo volta a ganhar peso. O sedentarismo, a falta de sono de qualidade e o estresse crônico também são fatores decisivos nesse processo”.
Leia também: Tiago Abravanel explica como perdeu mais de 20 kg nos últimos meses
Mitos e verdades sobre o efeito sanfona
O Dr. Marcelo também falou o que é verdadeiro e o que é mentira sobre o processo de perda de peso seguida do reganho desses quilos:
– Mito: acreditar que uma dieta restritiva ou um remédio por si só vão resolver o problema de forma definitiva;
– Verdade: essas medidas podem até gerar perda rápida de peso, mas, se não forem acompanhadas de mudanças estruturais nos hábitos de vida, a tendência é de reganho. É justamente essa prática de dietas radicais e passageiras que mais favorece o efeito sanfona.
