Música
Tarantino diz que ‘Jogos Vorazes’ é plágio e revela filme copiado

A franquia Jogos Vorazes, criada por Suzanne Collins, é um dos maiores sucesso do mercado literário no século 21. Diversos livros e filmes foram feitos a partir da obra da autora. Segundo Quentin Tarantino, porém, tudo começou a partir de um roubo intelectual.
Em entrevista ao The Bret Easton Ellis Podcast (via The Hollywood Reporter), o cineasta americano acusou Collins de copiar Battle Royale, um livro lançado em 1999 no Japão que foi adaptado para o cinema no ano seguinte. O motivo para essa cópia passar despercebida, na opinião de Tarantino, é a ignorância de críticos ocidentais com relação à literatura asiática.
Ele explicou:
“Eu não entendo como o autor japonês não processou Suzanne Collins por tudo que ela tem. Ela simplesmente copiou o livro dele. Críticos literários burros não vão assistir um filme japonês chamado Battle Royale, então críticos literários não vão fazer a ligação. Eles falavam como se fosse a coisa mais original que já leram. Entretanto, assim que críticos de cinema viram o filme, falaram: ‘Que p*rra é essa? Isso é Battle Royale classificação livre!’”
Battle Royale, a obra citada por Quentin Tarantino
Battle Royale, escrito por Koushun Takami, conta a história de um futuro distópico no qual o governo japonês, sob a desculpa de coibir delinquência juvenil, seleciona todo ano uma turma de colégio para participar do jogo de mesmo nome. Neste, os alunos são forçados a se exterminar, com tudo transmitido pela TV.
A versão cinematográfica, dirigida por Kinji Fukasaku, se tornou sucesso cult no Ocidente por suas cenas extremamente violentas. O próprio Tarantino já listou o trabalho entre seus preferidos (via Indiewire).
Entretanto, a história de Battle Royale nos cinemas é complicada. O filme gerou muita controvérsia na época de seu lançamento devido justamente à violência e sua mensagem antiautoritária, levando vários países a proibir sua exibição. A Toei, produtora responsável, se recusou a vender os direitos para lançar o longa nos Estados Unidos por medo de uma polêmica ainda maior e processos. A Anchor Bay Films acabou firmando um acordo em 2010 para distribuir a obra no país em DVD.
O que autora de Jogos Vorazes diz
Enquanto isso, Suzanne Collins já era uma autora de sucesso antes de Jogos Vorazes, originalmente lançado em 2008, graças à série The Underland Chronicles. Em entrevista à de 2011 ao New York Times, a escritora negou ter se inspirado em Battle Royale e garantiu só ter descoberto sobre o livro e o filme após entregar o manuscrito original do best-seller.
Ela falou:
“Àquele ponto, alguém mencionou pra mim e eu perguntei ao meu editor se devia ler. Ele disse: ‘Não, não quero aquele mundo na sua cabeça. Continue o que você está fazendo’.”
Durante a mesma entrevista, Collins revelou que ainda não tinha visto o filme Battle Royale ou lido o livro. Não se sabe se isso mudou nos 14 anos passados desde então.
+++ LEIA MAIS: Quando estreia ‘Amanhecer na Colheita’, novo filme de ‘Jogos Vorazes’?
+++ LEIA MAIS: ‘Kill Bill: The Whole Bloody Affair’, versão definitiva de Tarantino, será lançada nos cinemas brasileiros?
+++ LEIA MAIS: O pior gênero de filme na opinião de Quentin Tarantino
