Música
Russ critica Roc Nation e sua divisão de receitas: ‘É uma loucura’

O rapper Russ criticou abertamente a nova plataforma de distribuição de música da Roc Nation, afirmando que aceitar uma divisão de 85/15 (artista/plataforma) apenas para “pressionar upload” é “loucura”. Em um tweet feito na segunda-feira, 17, Russ escreveu:
“Uma divisão 85/15 para apertar ‘upload’ é loucura. Grandes gravadoras também tiram 15% de distribuição por cima, então parece que eles simplesmente modelaram o negócio com base nisso. Se você é um artista, isso não faz sentido se inscrever, na minha opinião”.
an 85/15 split to press “upload” is madness
major labels take 15% distro off the top too so it seems like they just modeled the business off of that
if you’re an artist, this makes no sense to sign up for imo https://t.co/Tr600Gy9Zy
— RUSS (@russdiemon) November 17, 2025
A insatisfação de Russ com a indústria não é de hoje. Em 2023, após o lançamento de seu álbum Santiago (2023), ele acusou o sistema de charts de subestimar suas vendas e favorecer “bundles” de mercadorias das grandes gravadoras. “Esses números e charts são feitos”, declarou.
Para o artista, a nova oferta da Roc Nation surge em momento inoportuno: com uma divisão desigual e sem garantias claras de suporte e transparência, ele acredita que somente beneficia quem já está no topo e reforça o desequilíbrio de poder entre criadores independentes e as grandes estruturas.
Independente, incisivo e consciente, esse é Russ
Russ construiu sua carreira fora do modelo tradicional das grandes gravadoras. Nascido em Nova Jersey, criado em Atlanta, ele se tornou conhecido por produzir, mixar, escrever e se autopublicar, um modelo de negócio que prioriza autonomia.
Em 2025, Russ lançou o álbum W!LD (2025), de 19 faixas, pelo selo independente Diemon, outro projeto que ele controla do conteúdo ao modelo de distribuição e remuneração.
Para Russ, a discussão vai além de números: trata-se de justiça, transparência e autonomia. Sua crítica lança luz sobre o fato de que plataformas, serviços de distribuição e gravadoras estão continuamente se adaptando e, muitas vezes, mantendo estruturas que favorecem o capital e o poder sobre o talento. Ao mesmo tempo, o lançamento de W!LD mostra que ele continua ativo e produtivo, não apenas reclamando, mas criando e seguindo seu caminho.
+++LEIA MAIS: Drake prepara turnê global em 2026 com a Live Nation após mudança de agência
+++LEIA MAIS: Denzel Curry dispara contra o rap comercial: ‘nada é interessante’
