Connect with us

Música

Relembre todas as passagens do AC/DC pelo Brasil

Published

on


A espera dos fãs do Brasil pelo AC/DC finalmente vai acabar. O grupo anunciou nesta segunda-feira, 3, que realizará show único em São Paulo dia 24 de fevereiro, no estádio MorumBIS.

O compromisso faz parte da turnê que promove o álbum Power Up (2020). Entretanto, não será a primeira visita da lendária banda ao nosso país.

Os australianos têm uma história de 40 anos com o país. Agora, vale revisitar as passagens deles por aqui.

Brian Johnson e Angus Young, do AC/DC, em show nos Estados Unidos
Brian Johnson e Angus Young, do AC/DC, em show nos Estados Unidos – Foto: Adam Bettcher / Getty Images

AC/DC por um mundo melhor

A estreia em terras brasileiras veio em 1985, no evento que colocou o país no mapa mundial dos grandes shows. O AC/DC foi headliner da primeira edição do Rock in Rio, se apresentando duas vezes durante o festival.

O primeiro show ocorreu em 15 de janeiro, na quinta noite do evento. Após um dia conturbado, no qual o público vaiou Eduardo Dusek e o Kid Abelha, a banda subiu ao palco após performances antológicas de Barão Vermelho e Scorpions para concluir a programação do dia em frente a 250 mil pessoas

O segundo concerto veio quatro dias depois, 19 de janeiro, na famigerada noite do metal do Rock in Rio. Mais de 280 mil pessoas os assistiram fecharem o palco principal após Whitesnake e Ozzy Osbourne.

As apresentações do AC/DC tiveram quase o mesmo nível de produção do resto do planeta. Isso porque apesar da banda contratar um navio para trazer ao Brasil o sino gigante que tocava no começo de “Hells Bells”, a estrutura de palco do Rock in Rio não tinha a capacidade de suportar o peso do objeto — e este precisou ser substituído por uma réplica de gesso.

Curiosamente, essas performances vieram num momento em que a popularidade do grupo sofreu uma queda. Após se firmar no começo dos anos 1980 como uma das maiores bandas do planeta, o AC/DC viu suas vendas despencarem em comparação a Back in Black (1980), que se tornou o álbum de rock mais vendido da história.

O repertório tocado pelo AC/DC em sua primeira noite de Rock in Rio foi:

  1. “Guns for Hire”
  2. “Shoot to Thrill”
  3. “Sin City”
  4. “Shot Down in Flames”
  5. “Back in Black”
  6. “Have a Drink on Me”
  7. “Bad Boy Boogie”
  8. “Rock and Roll Ain’t Noise Pollution”
  9. “Hells Bells”
  10. “The Jack”
  11. “Jailbreak”
  12. “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”
  13. “Highway to Hell”
  14. “Whole Lotta Rosie”
  15. “Let There Be Rock”
  16. “T.N.T.”
  17. “For Those About to Rock (We Salute You)”

O setlist para a segunda apresentação do AC/DC no Rock in Rio:

  1. “Guns for Hire”
  2. “Shoot to Thrill”
  3. “Sin City”
  4. “Back in Black”
  5. “Have a Drink on Me”
  6. “Bad Boy Boogie”
  7. “Rock and Roll Ain’t Noise Pollution”
  8. “Hells Bells”
  9. “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”
  10. “Highway to Hell”
  11. “Whole Lotta Rosie”
  12. “Let There Be Rock”
  13. “T.N.T.”
  14. “For Those About to Rock (We Salute You)”

Retorno após mais de uma década

O AC/DC não retornou para a segunda edição do Rock in Rio, em 1991. O grupo demorou até 1996 para voltar ao Brasil, com shows na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, e no Estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, respectivamente nos dias 11 e 12 de outubro.

As apresentações foram parte da turnê do álbum Ballbreaker (1995), produzido por Rick Rubin e que marcou o retorno do baterista Phil Rudd à formação. Dessa vez, os shows tiveram a estrutura igual à do resto da turnê, com um guindaste carregando a bola de demolição responsável por destruir o cenário montado no palco para a abertura do set.

Apesar de não ter a mesma dimensão do Rock in Rio, os shows atraíram um público considerável. Em Curitiba, foram mais de 30 mil pessoas, e a apresentação no Pacaembu passou da marca de 40 mil espectadores no estádio.

O setlist do grupo foi o mesmo em ambas as datas:

  1. “Back in Black”
  2. “Shot Down in Flames”
  3. “Thunderstruck”
  4. “Girls Got Rhythm”
  5. “Hard As A Rock”
  6. “Shoot To Thrill”
  7. “Boogie Man”
  8. “Hail Caesar”
  9. “Hells Bells”
  10. “The Jack”
  11. “Ballbreaker”
  12. “Rock And Roll Ain’t Noise Pollution”
  13. “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”
  14. “You Shook Me All Night Long”
  15. “Whole Lotta Rosie”
  16. “T.N.T.”
  17. “Let There Be Rock”
  18. “Highway To Hell”
  19. “For Those About To Rock (We Salute You)”

Mais de uma década até voltarem de novo

O show mais recente do AC/DC no Brasil foi no longínquo ano de 2009. O grupo estava no meio da turnê Black Ice, a primeira deles desde 2003. A visita rendeu apresentação única no Morumbi, o mesmo palco do retorno marcado para 2026.

O público presente foi de cerca de 65 mil pessoas. O show misturou sucessos com canções do álbum Black Ice (2008), sucesso de vendas devido à sua estratégia de vendê-lo exclusivamente na rede de hipermercados Wal-Mart nos Estados Unidos e Canadá.

A turnê acabou por tornar-se a última com a participação do guitarrista Malcolm Young, principal compositor do grupo ao lado do irmão Angus e considerado o grande líder da banda. O músico parou de fazer shows em 2010 após ser diagnosticado com uma série de problemas de saúde, incluindo câncer de pulmão.

Malcolm se aposentou do AC/DC por causa de um diagnóstico de demência em 2014, tendo falecido em 2017. Desde então, Stevie Young, sobrinho dele e de Angus Young, assumiu seu lugar na banda.

Confira o setlist do AC/DC no Morumbi em 2009:

  1. “Rock ‘n’ Roll Train”
  2. “Hell Ain’t a Bad Place to Be”
  3. “Back in Black”
  4. “Big Jack”
  5. “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”
  6. “Shot Down in Flames”
  7. “Thunderstruck”
  8. “Black Ice”
  9. “The Jack”
  10. “Hells Bells”
  11. “Shoot to Thrill”
  12. “War Machine”
  13. “Dog Eat Dog”
  14. “You Shook Me All Night Long”
  15. “T.N.T.”
  16. “Whole Lotta Rosie”
  17. “Let There Be Rock”
  18. “Highway to Hell”
  19. “For Those About to Rock (We Salute You)”

AC/DC no Brasil em 2026

Após mais de 15 anos, o AC/DC voltará ao Brasil e à América Latina. Apenas um show foi confirmado em nosso país: ocorrerá em 24 de fevereiro, no estádio MorumBIS, em São Paulo.

A agenda inclui ainda visitas a Chile (Santiago), Argentina (Buenos Aires) e México (Cidade do México). Em território nacional, a venda de ingressos se inicia em 7 de novembro, sexta-feira, às 10h, pelo site Ticketmaster Brasil.

The Pretty Reckless, banda liderada pela cantora Taylor Momsen, ficará a cargo da abertura em toda a tour. Veja abaixo a agenda:

  • 24/02: São Paulo, Brasil (Estádio MorumBIS)
  • 11/03: Santiago, Chile
  • 23/03: Buenos Aires, Argentina
  • 07/04: Cidade do México, México

Rolling Stone Brasil: Avenged Sevenfold na capa

A nova edição da Rolling Stone Brasil traz uma entrevista exclusiva com os 5 integrantes do Avenged Sevenfold, às vésperas de seus maiores shows solo no Brasil. Também há um bate-papo com Planet Hemp, um especial Bruce Springsteen, homenagem a Ozzy Osbourne e muito mais. Compre pelo site da Loja Perfil.

+++ LEIA MAIS: Saiba quanto o AC/DC arrecada por show na atualidade
+++ LEIA MAIS: A pessoa que impediu o fim do AC/DC em seu momento mais frágil
+++ LEIA MAIS: Os 10 maiores públicos de shows da história da música
+++ LEIA MAIS: Por que AC/DC tem o mesmo som desde os anos 1980? Angus Young explica fixação por Back in Black [ENTREVISTA]


Pedro Hollanda

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock’n’Beats.



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade