Connect with us

Cultura

Relembre sucessos de Lô Borges, morto aos 73 anos

Published

on



Dapieve sobre Lô Borges: ‘Uma voz marcante’
Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, morreu aos 73 anos, em Belo Horizonte. O cantor e compositor estava internado na Unidade Terapia Intensiva (UTI) desde 17 de outubro. O artista é um dos maiores nomes da música brasileira.
Símbolo de liberdade criativa, Lô Borges traçou uma carreira cuja influência atravessa gerações há décadas. Cantor, compositor, instrumentista e produtor, ele foi peça-chave para a renovação da cena musical brasileira dos anos 70. Relembre sucessos do músico:
Um Girassol da Cor do Seu Cabelo
Composição de Lô e Marcio Borges, “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” é uma das músicas mais emblemáticas do disco “Clube da Esquina” e ganhou várias regravações. Na faixa original, é Lô quem canta a música, sensível e romântica, com os versos “O meu pensamento tem a cor do seu vestido / ou um girassol que tem a cor do seu cabelo”.
O Trem Azul
Mais um clássico do Clube da Esquina, “O Trem Azul” é uma composição de Lô e Ronaldo Bastos. “Você pega o trem azul, o Sol na cabeça”, canta Lô, na canção que ele compôs para o ídolo Tom Jobim. Além de Tom, a música foi regravada por Elis Regina, o próprio Milton Nascimento e ficou querida até pela torcida do Cruzeiro.
Paisagem da Janela
“Paisagem da Janela”, do Clube da Esquina, descreve uma visão da janela do quarto: “Vejo uma igreja, um sinal de glória / vejo um muro branco e um voo pássaro / vejo uma grade, um velho sinal”, canta Lô. A música foi composta com o parceiro Fernando Brant.
Trem de Doido
Mais uma composição de Lô com o irmão, Márcio Borges, “Trem de Doido” faz referência aos trens onde eram encaminhados pacientes rumo ao Hospital Colônia de Barbacena.
Clube da Esquina N°2
A gravação original de “Clube da Esquina N°2” não tinha letra, e foi originalmente gravada por Milton em uma versão instrumental com o violão. Os versos vieram mais tarde, compostos por Márcio e que viraram uma gravação de Lô no álbum “A Via Láctea”, de 1979.
Vento de Maio
“Vento de Maio” versa sobre momentos passageiros e tem uma versão mais conhecida na voz de Elis Regina. Também foi gravada por Lô no disco “A Via Láctea”.
Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor
Popularizada na voz de Milton, “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor” foi composta pelos irmãos Borges e ganhou gravação de Lô. A música descreve coisas simples e complexas que querem dizer amor: “Falar da cor dos temporais / Do céu azul, das flores de abril / Pensar além do bem e do mal / Lembrar de coisas que ninguém viu”.
Para Lennon e McCartney
Composta por Lô, Márcio Borges e Fernando Brant, “Para Lennon e McCartney” é uma “carta” direcionada aos fundadores dos Beatles. É uma exaltação à cultura brasileira, ao mesmo tempo que uma crítica à falta de reconhecimento por ela. “Eu sou da América do Sul / Eu sei, vocês não vão saber”, diz a letra.
Tudo O Que Você Podia Ser
Outro clássico do Clube da Esquina, que entrou até para a lista das 200 melhores músicas dos anos 70 da revista “Pitchfork”. É uma canção que fala sutilmente sobre o medo no país durante o regime militar, e foi lançada por Lô também no disco “A Via Láctea”.


Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade