Connect with us

Celebridade

Quem era Daniel Naroditsky? Mestre de xadrez morreu aos 29 anos

Published

on

O mestre de xadrez e comentarista online americano Daniel Naroditsky morreu aos 29 anos. A informação foi confirmada por sua família em um comunicado divulgado na segunda-feira, 20, pelo Charlotte Chess Center, instituição da qual ele fazia parte. A causa da morte não foi revelada.

“É com muita tristeza que compartilhamos o falecimento inesperado de Daniel Naroditsky. Daniel era um talentoso jogador de xadrez, educador e membro estimado da comunidade de xadrez. Ele também era um filho, irmão e amigo leal”.

E complementaram: “Pedimos privacidade para a família do Daniel durante este período extremamente difícil. Vamos honrar Daniel lembrando sua paixão pelo xadrez e a inspiração que ele trouxe para todos nós”.

Quem era Daniel Naroditsky?

Daniel Naroditsky descobriu o amor pelo xadrez ainda na infância, aos seis anos de idade. O interesse surgiu quando seu irmão mais velho, Alan, apresentou o jogo durante uma festa de aniversário para entreter as crianças. Desde então, seu talento rapidamente chamou atenção do pai, Vladimir, quanto de diversos treinadores.

Com o passar dos anos, Naroditsky começou a se destacar em competições. Em 2007, conquistou visibilidade internacional ao vencer o Campeonato Mundial Juvenil Sub-12, realizado em Antália, na Turquia. Além disso, três anos depois, em 2010, publicou o livro Mastering Positional Chess, tornando-se um dos autores mais jovens da história a lançar uma obra sobre táticas e estratégias no jogo.

Já em 2013, o jovem enxadrista venceu o Campeonato Juvenil dos Estados Unidos. Essa conquista foi decisiva para que ele recebesse o título de Grande Mestre (GM), o mais alto reconhecimento concedido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

Após essa fase, Naroditsky se formou pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e passou a atuar como treinador de xadrez em Charlotte, na Carolina do Norte. Paralelamente, ele continuou competindo em torneios de alto nível, mas decidiu expandir sua presença para o mundo digital.

Com isso, abriu um canal no Youtube, que ultrapassou 500 mil inscritos, enquanto suas transmissões na Twitch atraíram cerca de 340 mil seguidores. Posteriormente, em 2022, o jornal The New York Times o anunciou como colunista de xadrez, convidando-o a criar desafios e análises exclusivas para a seção de jogos da publicação. Com informações do portal g1.

Leia também: Quem era Gabriel Farrel? Empresário morreu aos 31 anos em salto de paraquedas


Juliana Dracz

Juliana Dracz é repórter de conteúdo do site CARAS. Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, ela já trabalhou em grandes sites de entretenimento. Atualmente, escreve sobre novelas, celebridades e TV.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade