Celebridade
Por onde anda o José Alceu de Terra Nostra? Ele segue nova carreira longe da TV

A novela “Terra Nostra” (1999), uma das produções mais aclamadas de Benedito Ruy Barbosa, marcou a teledramaturgia brasileira ao retratar a saga dos imigrantes italianos no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Entre os personagens que conquistaram o público estava o pequeno José Alceu (Guilherme Bernard), peça-chave no desfecho da trama por ser o herdeiro legítimo da fazenda de café.
Filho de Gumercindo (Antonio Fagundes) e Naná (Adriana Lessa) na trama, Guilherme Bernard seguiu um caminho profissional completamente inesperado, mas guiado por uma paixão antiga. Hoje, aos 37 anos, Guilherme abandonou a carreira de ator para se dedicar inteiramente ao universo canino.
A trajetória de Guilherme Bernard fora das telinhas
Após o sucesso de Terra Nostra, que foi um fenômeno de audiência e uma das novelas mais vendidas ao exterior pela Globo, a carreira de Guilherme Bernard na televisão seguiu por um tempo, mas ele decidiu mudar de rumo. O ex-ator mirim se dedicou aos estudos, formando-se em Jornalismo.
Por um período, trabalhou na área, atuando como repórter e até mesmo assessor de imprensa. No entanto, o destino o conduziu para uma vocação bem diferente dos palcos e estúdios: o amor pelos animais.
Especialista em cães
Atualmente, Guilherme Bernard é um empresário e adestrador de cães. Ele fundou sua própria empresa em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, especializada em serviços como hospedagem, treinamento e escola para cachorros.
Nas redes sociais, onde se apresenta como Guilherme Peixe, ele compartilha sua rotina dedicada aos animais, um estilo de vida discreto e longe da grande mídia. Para o ex-ator, o objetivo de seu trabalho é a qualidade de vida dos animais.
Em suas próprias palavras, o foco é “que os cães sejam vistos como cães. O cachorro é um ser diferente da gente e percebe o mundo diferente. Esse é o foco: oferecer tudo o que o cachorro precisa”.
Leia também: Por onde anda Adriana Lessa, a Naná de Terra Nostra?
- Guilherme Bernard
- terra nostra