Connect with us

Celebridade

Palomma Duarte desabafa sobre diagnóstico e médica alerta: ‘Pode causar dor intensa’

Published

on

No ano de 2022, a atriz Palomma Duarte revelou ao público que convive com a endometriose. À época, por conta das fortes dores, a atriz estava focada em repousar para amenizar os sintomas.

“Tem dia que é muito difícil lidar com o diagnóstico, tem dia que acordo e choro… meu caso é cirúrgico e apesar do procedimento ser pouco invasivo, a cirurgia me abala de muitas formas”, disse Palomma Duarte nas redes sociais. A atriz ainda entregou sobre os sintomas.

“Eu demorei muito a perceber os sintomas, a levar a sério, acho. Só quando a dor ficou insuportável que fiz a ressonância… Então, irmãs de útero, fiquem atentas. Conversem com seus médicos, prestem atenção ao menor sintoma”, afirmou.

Opinião da médica ginecologista

Para entender mais sobre o assunto, a CARAS Brasil entrevista a Dra. Ana Paula Fonseca, médica ginecologista e especialista no tratamento de distúrbios menstruais, miomas, síndrome dos ovários policísticos (SOP).

A médica informa que a endometriose é uma doença inflamatória crônica em que um tecido semelhante ao endométrio, que normalmente reveste a parte interna do útero, cresce fora dele.

“Esses implantes podem atingir ovários, trompas, intestino, peritônio e até a bexiga, provocando inflamação e dor”, declara a Dra. Ana Paula Fonseca.

Quais os sinais?

Os sintomas mais comuns são:

  • Cólicas menstruais intensas;
  • Dor pélvica crônica;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Sangramento menstrual aumentado;
  • Alterações intestinais ou urinárias no período menstrual;
  • Dificuldade para engravidar.

Exige atenção

Segundo informações do Ministério da Saúde, este deslocamento do tecido pode provocar uma reação inflamatória crônica, com taxa de prevalência estimada entre 5% e 15% das mulheres em idade reprodutiva.

“Pode causar dor intensa, sim. Isso acontece porque as lesões de endometriose respondem aos hormônios do ciclo menstrual, sangram e inflamam, o que gera irritação dos tecidos ao redor e dor, principalmente durante a menstruação”, aponta a Dra. Ana Paula Fonseca.

Saiba mais sobre o tratamento

O Ministério da Saúde informa que o tratamento clínico tem o objetivo de aliviar os sintomas e a ginecologista reforça que cada caso é indivídual e precisa do acompanhamento com um médico especialista.

“Em casos leves, utilizamos medicamentos hormonais para reduzir ou interromper a menstruação, além de analgésicos e mudanças no estilo de vida. Em situações mais graves, a cirurgia para retirada dos focos pode ser indicada. O acompanhamento contínuo e, muitas vezes, multidisciplinar é essencial para controlar a doença e preservar a qualidade de vida”, finaliza ao analisar casos como da atriz Palomma Duarte.

Leia mais: Médica chama atenção para doença de Palomma Duarte: ‘Anos de sofrimento’

CONFIRA UMA PUBLICAÇÃO RECENTE DA ATRIZ PALOMMA DUARTE NAS REDES SOCIAIS:


Dra. Ana Paula Fonseca

Ana Paula Fonseca (CRM-PA 9027 | RQE 3929) é médica ginecologista e obstetra com sólida atuação em saúde de adolescentes e mulheres. Graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2007, concluiu residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, onde atuou por 11 anos.

Com ampla experiência em instituições renomadas como Unimed Belém, Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Viana, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, e Hospital Adventista de Belém, a Dra. Ana Paula é referência no tratamento de distúrbios menstruais, miomas, síndrome dos ovários policísticos (SOP), cistos ovarianos e no atendimento de adolescentes e mulheres em um atendimento acolhedor e humanizado.

Além da prática clínica, também se dedica ao ensino médico no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade