Música
Os melhores (álbum, cantor, guitarrista, compositor, etc.) de todos os tempos, segundo Ace Frehley

Em uma carreira que se estendeu por décadas e influenciou artistas dos mais diversos estilos — como Mike McCready, do Pearl Jam, por exemplo —, Ace Frehley também teve suas próprias referências e foi profundamente impactado por outros músicos.
Embora seja mundialmente conhecido como guitarrista do Kiss, Frehley passou os últimos anos de sua vida em carreira solo. Em 2023, ele respondeu a algumas perguntas da Classic Rock (via Louder) sobre quem considerava os melhores de todos os tempos — entre discos, músicas, hinos, bandas, artistas, shows e até mesmo seus próprios trabalhos (o pior e o melhor).
Para ele, o melhor álbum de estúdio era justamente Are You Experienced, estreia do The Jimi Hendrix Experience. “Eu costumava levar esse álbum para o colégio e ficar só encarando as fotos da capa”, relembrou na época. Ainda assim, ele reconheceu que quem realmente mudou sua vida foi o Led Zeppelin, banda que protagonizou o melhor show que já viu ao vivo:
Tive a sorte de ver a primeira apresentação do Led Zeppelin em Nova York, no Fillmore East. Eles estavam abrindo para o Iron Butterfly. O Zeppelin foi incrível. Depois que terminaram o show, metade do público foi embora — o que foi bem constrangedor para a atração principal.
Ao falar sobre vocalistas, Frehley destacou Paul Rodgers e Robert Plant, mas colocou Mick Jagger no topo do pódio, por considerar que ninguém soa como o frontman dos Rolling Stones: “Ele tem um estilo totalmente próprio.”
Para o guitarrista, o maior compositor de todos os tempos era ninguém menos que Paul McCartney — um nome que fez história não apenas como integrante dos Beatles, mas também com uma carreira solo igualmente marcante. Já o grande hino do rock, segundo ele, era “We Will Rock You”, do Queen.
Outro ponto de destaque da entrevista foi a resposta de Frehley sobre qual considerava seu melhor disco:
Fico dividido entre meu primeiro álbum solo, de 1978, e Spaceman (2018). O primeiro continua firme mesmo depois de quarenta anos, e tantos guitarristas citam esse disco e o Kiss Alive! como o que os fez querer tocar guitarra. E eu fiquei realmente feliz com o resultado de Spaceman. O álbum inteiro é puro rock.
+++LEIA MAIS: 5 músicas que Ace Frehley, do Kiss, gostaria de ter composto