Música
O subestimado guitarrista que Ace Frehley idolatrava

Alguns anos antes de morrer, o recém-falecido Ace Frehley revelou sua profunda admiração por um subestimado guitarrista. O músico em questão o inspirou a se aprofundar no instrumento no início da década de 1970.
Em entrevista de 2020 concedida ao site SongFacts (via Far Out Magazine), o Spaceman rasgou elogios a Leslie West, do Mountain, apontando-o como um de seus guitar heros favoritos.
Segundo o ex-guitarrista do Kiss, eles inclusive se tornaram próximos após se conhecerem pessoalmente. A admiração de Ace por Leslie virou amizade, e o músico relembrou esse contato com o “mestre”:
“Sempre fui um grande fã do Mountain. Posteriormente, me tornei amigo de Leslie West porque nos conhecemos na estrada e ele me convidou para jantar em sua casa.”
Ace acrescentou, explicando as virtudes de Leslie West na guitarra:
“Ele sempre foi um guitarrista que me impressionou porque nunca tocava solos super rápidos. Ele sempre fazia solos de guitarra melódicos e com pegada blues, mas sabia onde posicionar as notas. Ele era um mestre nisso.”
O solo de Leslie West que Ace Frehley adorava
Questionado sobre alguns de seus solos de guitarra favoritos em todos os tempos, Ace Frehley citou, por exemplo, o de “Never In My Life”, música presente no álbum de estreia do Mountain, Climbing! (1970).
Contato com o Mountain
O Spaceman relatou que conheceu também Felix Pappalardi, baixista e vocalista no Mountain e produtor de bandas como Cream. No entanto, sua admiração maior era mesmo por Leslie West, com quem dividia a paixão por riffs e solos de guitarra.
Ele recorda:
“Vi o Mountain se apresentar algumas vezes. Também me tornei amigo do baixista deles, Felix Pappalardi – ele foi a alguns shows do Kiss e aos bastidores com a esposa. Mas Leslie sempre me impressionou como um dos meus guitarristas de blues favoritos. Adoro aquele riff de guitarra. Foi uma escolha óbvia para mim.”
Leslie West e Ace Frehley
Além do trabalho com a banda Mountain, Leslie West é conhecido também pelo ótimo disco solo Mountain (1969). O guitarrista foi citado como influência por gigantes como Eddie Van Halen, Randy Rhoads e Michael Schenker, dentre outros. Ele morreu em 2020, aos 75 anos, após uma parada cardíaca.
Ace Frehley, por sua vez, faleceu na última quinta-feira, 16, aos 74 anos. Ele sofreu uma queda em sua casa nos Estados Unidos no fim de setembro e não resistiu a uma hemorragia cerebral.
+++ LEIA MAIS: Ace Frehley foi um grande guitarrista — e merece ser mais reconhecido por isso
+++ LEIA MAIS: A bizarra última briga entre Ace Frehley e Paul Stanley (Kiss)
+++ LEIA MAIS: 10 músicas essenciais de Ace Frehley, do Kiss, segundo Rolling Stone
+++ LEIA MAIS: Os melhores (álbum, cantor, guitarrista, compositor, etc.) de todos os tempos, segundo Ace Frehley