Connect with us

Música

O filme fracassado que mais ensinou George Clooney

Published

on


Ator, produtor, roteirista e diretor, George Clooney construiu uma carreira de sucesso em Hollywood, recheada de clássicos como Onze Homens e um Segredo (2001) e Gravidade (2013). Apesar de ter vencido dois Oscars e múltiplos Globos de Ouro, ele considera que o que mais lhe ensinou na vida foi seu maior fracasso.

Durante a estreia de seu filme mais recente, Jay Kelly, em Los Angeles, o ator disse à People: “Você não aprende com o sucesso, você aprende com o fracasso, e então precisa descobrir as coisas ao longo do caminho.”

O projeto em questão, que ele insiste em criticar rotineiramente, é Batman & Robin, lançado em 1997. O longa foi duramente criticado, recebeu 11 indicações ao Framboesa de Ouro — paródia do Oscar que premia os piores atores e filmes do ano — e atualmente tem uma avaliação de apenas 11% no Rotten Tomatoes.

Considerado um dos piores filmes de super-heróis já feitos, Batman & Robin foi menosprezado por seu roteiro fraco, humor forçado e atuações exageradas, especialmente as de Arnold Schwarzenegger (Senhor Frio) e Alicia Silverstone (Batgirl). Conforme relatos da atriz, o filme até afetou negativamente sua carreira.

Segundo Clooney, que interpretou Bruce Wayne, o filme influenciou os trabalhos que ele escolheria fazer nos anos seguintes. “Eu não estava bem no filme, não era um bom filme”, disse ao The Hollywood Reporter em 2019. “O que aprendi com esse fracasso foi que eu precisava reaprender a trabalhar. Agora, eu não era apenas um ator conseguindo um papel, eu era responsabilizado pelo próprio filme. Então, os três filmes seguintes que fiz foram Três Reis (1999), Irresistível Paixão (1999) e E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000)”.

“Essa foi uma escolha muito específica da minha parte, para encontrar projetos melhores”, acrescentou Clooney. Após o fracasso de Batman & Robin, a Warner Bros. também suspendeu os filmes da franquia por quase uma década, até o lançamento de Batman Begins (2005).

Em 2005, Clooney alcançou sucesso de crítica com Syriana, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Em seu discurso de agradecimento, ele fez uma breve referência ao seu papel como Batman. “É engraçado como ganhar um Oscar é que, de agora em diante, isso sempre será meio que sinônimo do seu nome”, disse. “Será: George Clooney, vencedor do Oscar, Homem Mais Sexy do Mundo em 1997, Batman, morreu hoje em um acidente bizarro…”, brincou.

Anos depois, Clooney também adentrou no universo dos bastidores cinematográficos. Ele co-fundou a produtora Maysville Pictures (anteriormente Left Bank Productions) e, mais tarde, a Smokehouse Pictures, através das quais assinou vários projetos, incluindo o vencedor do Oscar de 2013, Argo.

Sobre Jay Kelly

Drama-comédia estrelada por George Clooney e dirigida por Noah Baumbach (História de um Casamento, Frances Ha), Jay Kelly foi aclamado no Festival de Veneza de 2025, e posteriormente selecionado como filme de encerramento da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A trama acompanha um famoso ator (George Clooney) e seu agente (Adam Sandler) em uma jornada pela Europa, durante a qual ambos são obrigados a confrontar suas escolhas de vida, relacionamentos e o legado que deixarão no mundo.

O longa tem uma estreia restrita nos cinemas em 20 de novembro de 2025, e chega à Netflix em 5 de dezembro. Confira o trailer:

+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre ‘Jay Kelly’, novidade da Netflix com George Clooney e Adam Sandler


Gabriela Nangino (@gabinangino)

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade