Música
O feito de Tony Iommi que o torna único na música, segundo Brian May

Brian May tem muita admiração por Tony Iommi. O guitarrista do Queen afirmou recentemente que o único integrante presente em todas as fases do Black Sabbath alcançou algo que a grande maioria dos músicos nunca conseguirá: a criação de um género musical inteiro a partir do zero.
Numa análise sobre originalidade, May destacou que todos os artistas sejam influenciados por algo. No entanto, para ele, a sonoridade de Iommi e do Sabbath surgiu de forma singular e completamente única.
Para o guitarrista do Queen, Iommi conseguiu “reunir todo o espectro do que poderia ser feito com as cordas graves da guitarra” num pacote único, definindo o que o mundo viria a conhecer como heavy metal.
Em declaração ao documentário da Gibson (via Ultimate Guitar) sobre Tony, Brian comentou:
“As pessoas demoraram muito para admitir que o Black Sabbath era completamente original. E eu sempre disse que ele é um padrinho do heavy metal, o que ele é. Encontrem outra pessoa que possa usar essa coroa. Tony começou tudo isso, e é colossal. Todo mundo vai te dizer, no mundo todo, que toca heavy metal, que foi influenciado por Tony. Ele está presente em todos nós.”
Considerando que no final da década de 1960 o cenário musical era predominantemente “solar” e psicodélico, o Black Sabbath introduziu de vez uma paleta mais sombria. Algo que, segundo May, alguns guitarristas já vinham esboçando, mas não no nível de profundidade proposto por Tony Iommi.
Ele arremata:
“É muito difícil ser original na música. Todos nós fomos influenciados por alguma coisa; caso contrário, não existiríamos. Mas não sei de onde veio o som do Tony, sinceramente. Ele começa a fazer esses riffs, e é tudo muito sombrio. Há um momento na música em que as pessoas querem ser meio raivosas e usar guitarras pesadas. Jimmy Page com o Led Zeppelin, Jeff Beck já esteve nessa com o álbum Truth (1968). É denso, sombrio e profundo, e o Tony faz tudo isso com muito sustain e uma pegada muito pesada.”
A amizade entre Tony Iommi e Brian May
Desde a década de 1970, Brian May e Tony Iommi se tornaram grandes amigos. Ao longo dos anos, os dois guitarristas falaram abertamente sobre a proximidade e admiração que sentem um pelo outro.
No fim de 2025, o guitarrista do Black Sabbath usou as redes sociais para mostrar um presente de Natal que ganhou do velho camarada.
Em publicação no seu perfil de Instagram, Iommi revelou que recebeu de May uma réplica de sua lendária guitarra Red Special. O modelo foi utilizado pelo músico do Queen durante toda a carreira.

Só há uma pequena diferença. Trata-se de uma versão canhota, perfeita para Iommi, que celebrou:
“Muito obrigado ao meu melhor amigo Brian May e o mestre luthier Andrew Guyton, da Guyton Guitars, por esta incrível réplica canhota da Red Special. Andrew a entregou pessoalmente semana passada – um verdadeiro presente de Brian, há dois anos em curso. Natal chegou mais cedo!”
+++ LEIA MAIS: O incrível presente de Natal que Brian May deu a Tony Iommi
+++ LEIA MAIS: Queen não voltará aos EUA por ser ‘perigoso’, segundo Brian May
+++ LEIA MAIS: A animadora notícia de Tony Iommi para os fãs em 2026
