Cultura
‘O Agente Secreto’ ganha mais prêmios internacionais
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/O/Z/BgAdqGSBKdQ991OGJD3g/agentesecreto.jpg?ssl=1)
“O Agente Secreto” recebe duas indicações ao BAFTA
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, ampliou sua lista de prêmios no fim de semana com novas vitórias em três premiações internacionais.
No domingo (8), Wagner Moura levou o prêmio de melhor ator no Paris Film Critics Awards, concedido por críticos e jornalistas sediados em Paris. No mesmo dia, ele também recebeu o Virtuoso Award, em Santa Barbara, ao lado de Jacob Elordi (“Frankenstein”), Sydney Sweeney (“Christy”), Teyana Taylor e Chase Infiniti (“Uma Batalha Após a Outra”), Amy Madigan (“A Hora do Mal”), Wunmi Mosaku (“Pecadores”) e Inga Ibsdotter Lilleaas (“Valor Sentimental”). O prêmio reconhece atuações de destaque na temporada.
Wagner recebeu o Virtuoso Award em Santa Barbara ao lado de Jacob Elordi (“Frankenstein”), Sydney Sweeney (“Christy”), Teyana Taylor e Chase Infiniti (“Uma Batalha Após a Outra”), Amy Madigan (“A Hora do Mal”), Wunmi Mosaku (“Pecadores”) e Inga Ibsdotter Lilleaas (“Valor Sentimental”)
Reprodução/Instagram
O filme também se destacou no International Cinephile Society Awards, organização global de críticos de cinema. A produção venceu nas categorias de melhor filme, direção, elenco e roteiro original, além de dois prêmios de atuação: Wagner Moura como melhor ator e Tânia Maria como melhor atriz coadjuvante.
“O Agente Secreto” recebeu quatro indicações ao Oscar 2026, concorre a melhor filme, ator (Wagner Moura), filme internacional e seleção de elenco. A cerimônia dos melhores do cinema acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como em 2025, a 98ª edição da premiação americana vai contar com o comediante Conan O’Brien como apresentador.
Qual a história de ‘O agente secreto’?
“O Agente Secreto” coloca Wagner Moura na pele de Marcelo, um professor que desembarca na capital pernambucana em pleno 1977 fugindo de ameaças em São Paulo para tentar reencontrar o filho.
O longa de Kleber Mendonça Filho é um thriller de atmosfera densa que acerta ao transformar o carnaval e a paisagem urbana em um cenário de vigilância e paranoia, funcionando como um jogo de gato e rato onde as lendas locais e o medo da ditadura se misturam, entregando uma obra que é, ao mesmo tempo, um drama familiar comovente e um suspense pop de tirar o fôlego.
Wagner Moura é Marcelo em ‘O Agente Secreto’
Divulgação
