Música
Nova Marvel? Nintendo terá seu próprio universo cinematográfico; entenda

A animação Super Mario Bros. O Filme, lançada em abril de 2023, foi um verdadeiro sucesso de bilheteria: a arrecadação global chegou a US$ 1,3 bilhão de dólares. Ele foi considerado o segundo filme mais bem-sucedido daquele ano, atrás apenas de Barbie, e recebeu três indicações ao Golden Globe Awards.
Este fenômeno também repercutiu nas vendas da Nintendo. No trimestre do lançamento do longa, ocorreu um aumento de 13,9% nas vendas do console Switch, e o jogo Mario Kart 8 Deluxe vendeu mais de 1,67 milhão de cópias. Ao todo, a empresa registrou um crescimento de 82% no lucro operacional.
Após colher tantos frutos, Nintendo agora faz uma aposta ousada: ela irá criar seu próprio universo cinematográfico. Durante reunião financeira, o presidente Shuntaro Furukawa confirmou que a empresa está “construindo uma estrutura” para futuras adaptações cinematográficas e deseja manter um “lançamento consistente” de filmes.
Dirigido por Aaron Horvath e Michael Jelenic e escrito por Matthew Fogel, Super Mario Bros. — O Filme contou com um elenco estelar: Chris Pratt (Guardiões da Galáxia), Anya Taylor-Joy (A Bruxa), Jack Black (Escola de Rock) e Seth Rogen (Vizinhos) são apenas alguns dos nomes que dublaram os personagens animados. Em breve, eles retornam para a sequência Super Mario Galaxy Movie — com lançamento previsto para 3 de abril de 2026.
A empresa também já confirmou a produção de um live-action baseado no clássico jogo The Legend of Zelda. Ele será dirigido por Wes Ball (Maze Runner, Planeta dos Macacos: O Reinado) e iniciou as filmagens nesta semana, na Nova Zelândia. A previsão de estreia é maio de 2027.
A trajetória da Nintendo no cinema
Desde 2022, a empresa possui seu próprio estúdio de animação, a Nintendo Pictures. No início deste ano, Furukawa já havia afirmado que a empresa pretendia utilizar seus personagens em adaptações diversas, com o objetivo de “expandir o número de pessoas que têm acesso à propriedade intelectual da Nintendo“.
Neste período, o estúdio também lançou um novo curta-metragem de Pikmin, Close To You, que fez enorme sucesso na internet. “Há vários anos que trabalhamos em iniciativas que vão além das nossas plataformas de videojogos dedicadas. O conteúdo visual é uma dessas áreas”, explicou.
Segundo Furukawa, pelo menos mais dois projetos cinematográficos ainda não anunciados estão em desenvolvimento atualmente. Já circulam rumores de que um filme do Donkey Kong pode ser possível, pois um registro de direitos autorais revela que um “projeto DK sem título” está em desenvolvimento.
Em seu discurso, o presidente afirmou que a Nintendo está “profundamente envolvida” em todo o processo das adaptações cinematográficas. “Para o Super Mario Bros. O Filme e o futuro The Super Mario Galaxy Movie, nosso próprio Shigeru Miyamoto atuou como coprodutor, ao lado do Sr. Chris Meledandri, da Illumination“, explicou. “Para The Legend of Zelda, Miyamoto está coproduzindo com o Sr. Avi Arad, da Arad Productions Inc., e esteve intimamente envolvido desde os estágios iniciais de planejamento.”
Mas não é só no cinema que a Nintendo se aventura. O aplicativo Nintendo Music foi lançado em outubro de 2024, e permite aos jogadores ouvir as trilhas sonoras de vários jogos icônicos. Recentemente, a empresa confirmou que a trilha sonora de Legend of Zelda: Breath of the Wild finalmente ganhará um lançamento físico fora do Japão. “Isso faz parte da nossa tentativa de avaliar e entender a demanda por trilhas sonoras físicas”, disse um porta-voz.
+++ LEIA MAIS: Os 20 melhores jogos de NES de todos os tempos, segundo Rolling Stone
