Moda
MOVER e Cogna oferecem 10 mil bolsas de estudo para jovens negros
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/10/bolsas-de-estudo-cogna.jpg?ssl=1)
O Movimento pela Equidade Racial (MOVER), em parceria com a Cogna Educação, oferece 10 mil bolsas de estudo em cursos livres, online oferecidos pela Faculdade Anhanguera.
A iniciativa é voltada exclusivamente a profissionais autodeclarados negros. Os interessados podem se inscrever até 15 de outubro pelo site (acesse aqui).
A iniciativa oferece mentorias, trilhas de aprendizado e planos de desenvolvimento individual (PDIs), com foco na ampliação do protagonismo e da representatividade.
Atualmente, 40% do quadro da Cogna é diverso sob a perspectiva étnico-racial, e treinamentos obrigatórios de diversidade reforçam a cultura de inclusão. A combinação dessas ações fortalece o ambiente corporativo, tornando-o mais inclusivo, plural e inovador.
Os cursos gratuitos oferecidos pelo MOVER
Oferecidos pelo MOVER, em parceria com a Faculdade Anhanguera, instituição de ensino para jovens e adultos da Cogna, os cursos têm 40 horas de duração, em média, e certificado reconhecido no mercado.
As trilhas de aprendizagem focam habilidades demandadas pelo mercado de trabalho, fortalecendo a competitividade de pessoas negras.
A grade curricular está dividida em cinco eixos temáticos:
- Tecnologia e Inovação: Lógica de Programação, Desenvolvimento de Aplicações em IA, Robótica, Imagem e Visão Computacional, Introdução à Inteligência Artificial;
- Liderança, Gestão de Pessoas e RH: Propósito Organizacional, Estratégias de Comunicação Interna, Recrutamento e Seleção;
- Comunicação e Marketing Digital: Ferramentas da Comunicação, Redação Digital (UX Writing, Copywriting e WebWriting), Planejamento de Comunicação;
- Gestão Empresarial e Estratégia: Gestão Financeira, Negociação, Marketing Empresarial;
- Sustentabilidade e Inclusão: Introdução à Agenda ESG, Construindo uma Liderança Inclusiva.
Segundo Fernando Soares, gerente de projetos, operações e dados do MOVER, a ação vai além da oferta de conhecimento técnico. “Estamos criando uma oportunidade real para que pessoas de diferentes contextos possam se desenvolver profissionalmente, adquirir novas habilidades e aumentar sua competitividade no mercado de trabalho”, afirma.