Celebridade
Monarca completa 82 anos e revela que há fantasmas no palácio em que vive

Aniversariante do dia, Rainha Sílvia da Suécia comemora 82 anos nesta terça-feira, 23. Nascida na Alemanha, ela tem origens brasileiras e viveu parte da infância no país, mas um fato que chamou a atenção foi após uma declaração dela revelando viver em um palácio ‘assombrado’ por fantasmas.
A Rainha Sílvia é casada com o Carlos XVI Gustavo da Suécia. A monarca nasceu na Alemanha e foi criada no Brasil, pois possui origens brasileiras.
Palácio com fantamas
O Palácio de Drottningholm é a residência particular da Família Real Sueca, onde o Rei Carl XVI Gustaf e a Rainha Silvia moram na ala sul, sendo um Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos maiores símbolos da monarquia sueca.
Apesar do luxo, a Rainha da Suécia confessou que a família real não é a única que mora no Palácio de Drottningholm.
“Existem pequenos amiguinhos… Fantasmas. Eles são muito amigáveis, mas às vezes você sente que não está completamente sozinho — disse a rainha. — É muito emocionante, mas dá medo”, afirmou a rainha em um documentário exibido pela TV estatal.
Lar da realeza
O Palácio de Drottningholm é conhecido por sua arquitetura barroca inspirada em Versalhes, com lindíssimos jardins formais e ingleses, um teatro histórico.
Foi construído no final do século XVI, segundo desenho do arquiteto Nicodemus Tessin, o Velho. O Teatro do Palácio de Drottningholm é um teatro de ópera.
Quem é a Rainha Silvia da Suécia?
A monarca é fruto da união da brasileira Alice Soares de Toledo e do alemão Walther Sommerlath. Na infância, Sílvia foi morar com a família em São Paulo.
“A minha alegria é grande quando penso na minha infância. Uma família calorosa, feliz”, declarou a monarca em entrevista ao Conversa com Bial, de Pedro Bial. “Tempos gostosos na fazenda… Lembro das pizzas em São Paulo, as melhores do mundo.”
Sílvia tem um laços na realeza, já que seu avô materno era descendente do rei Afonso 3º de Portugal.
Antes dos deveres reais
No início da década de 1970, Silvia trabalhou junto ao consulado da Argentina na cidade de Munique, durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1972.
A monarca atuou como diretora do protocolo dos Jogos de Inverno em Innsbruck de 1976, na Áustria, e, brevemente, como comissária de bordo.
Sílvia fala seis línguas: sueco, alemão, francês, espanhol, português e inglês. Além disso, é fluente na língua de sinais para deficientes auditivos.
Leia mais: Rainha Silvia, da Suécia, dá exemplo de solidariedade
