Connect with us

Celebridade

Médica avalia quadro psicótico agudo enfrentado por Vanessa Lopes: ‘Não reconhece’

Published

on

Recentemente, Vanessa Lopes relembrou o quadro psicótico agudo sofrido dentro do BBB24. A influenciadora deu uma entrevista para a Quem e contou que está há mais de um ano em tratamento psiquiátrico. Vanessa também falou sobre a importância do acompanhamento psicológico adequado.

“Sobre a minha saúde mental, eu me sinto em um momento muito delicioso da minha vida. É um período em que estou me aproximando do que realmente importa: pessoas que fazem a diferença na minha vida, que me inspiram, além de dedicar tempo a médicos e profissionais que me ajudam nesse processo”, disse.

O quadro psicótico agudo é uma ruptura significativa com a realidade. O indivíduo pode apresentar delírios, alucinações, pensamento desorganizado e mudanças bruscas de comportamento ou humor. Em muitos casos, a pessoa não reconhece que está em sofrimento. É o que explica, em entrevista à CARAS Brasil, a médica psiquiatra Dra. Maria Fernanda Caliani.

Sinais de alerta

A médica esclarece que alguns sinais de alerta precisam ser acompanhados por familiares e amigos. São eles:

  • Mudanças súbitas e intensas no comportamento ou fala;
  • Suspensão do contato com a realidade (ex: falas desconexas, desconfianças sem motivo, sensação de perseguição);
  • Insônia persistente;
  • Isolamento social ou recusa em se alimentar;
  • Expressões de medo intenso, desorganização ou agitação.

“Reconhecer esses sinais precocemente é fundamental para buscar ajuda profissional antes que o quadro se agrave”.

Tratamento

“O tratamento de um quadro psicótico agudo deve ser individualizado e geralmente envolve uma combinação de medicação antipsicótica, acompanhamento psiquiátrico e suporte psicossocial. Em alguns casos, pode ser necessário um período de internação para estabilização e segurança”, conta a médica.

Segundo a Dra. Maria Fernanda, o tempo de recuperação é variável. Algumas pessoas se estabilizam em semanas, enquanto outras podem levar meses para retomar o funcionamento pleno.

A psiquiatra também fala da importância do acompanhamento contínuo após a crise, já que ele permite ajuste fino da medicação, prevenção de recaídas, reintegração social e funcional da pessoa e apoio emocional para lidar com o impacto da crise.

“Muitas vezes, o paciente e a família sentem alívio com a melhora, mas a interrupção precoce do tratamento é um dos principais fatores de recaída. A saúde mental precisa de constância, não apenas de intervenção em momentos críticos”.

Leia também: Vanessa Lopes comenta sobre seu episódio de surto no BBB 24

Pessoas mais jovens

Perguntamos à Dra. Maria Fernanda se pessoas jovens, como Vanessa Lopes, podem ter mais vulnerabilidade a quadros desse tipo. Ela respondeu que sim, especialmente entre os 15 a 30 anos. Esse é o período em que muitos transtornos mentais graves se manifestam pela primeira vez, como esquizofrenia ou transtornos afetivos com sintomas psicóticos.

“Além disso, o contexto atual expõe os jovens a fatores de risco importantes: pressão social intensa, exposição constante às redes sociais, privação de sono, uso de substâncias, e pouca estrutura de apoio emocional. Quando somamos esses elementos a uma predisposição genética ou biológica, o risco aumenta”, completa.

ACOMPANHE O INSTAGRAM DA CARAS E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS FAMOSOS:


Dra. Maria Fernanda Caliani

Dra. Maria Fernanda Caliani é médica psiquiatra graduada e especializada em psiquiatria pela Faculdade de Medicina de Marília, em SP. Possui experiências médicas internacionais no currículo, incluindo estágio em psiquiatria hospitalar no Hospital Universitário Miguel Servet, de Zaragoza, na Espanha. Fez aprimoramento em Terapia Cognitivo Comportamental no Instituto de Psiquiatria da USP e atua como terapeuta na área. Foi a chefe da psiquiatria do PS Lapa/SPDM, foi chefe do departamento de psiquiatria do Hospital Geral de Pirajussara/SPDM. É membro efetiva da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade