Celebridade
Mateus Verdelho fala sobre tremor nos olhos e médico explica quando é hora de se preocupar

O influenciador e modelo Mateus Verdelho (42) chamou atenção ao contar que desenvolveu um problema nos olhos por causa do excesso de cafeína. Em vídeos publicados nas redes sociais, ele relatou que começou a sentir palpitações nas pálpebras após o consumo exagerado de café no dia a dia.
Mas afinal, como o excesso de cafeína afeta a visão? E quando é hora de procurar um médico? Para entender melhor, a CARAS Brasil conversou com o oftalmologista Hallim Feres Neto, que explicou o que pode estar por trás desse tipo de sintoma e deu dicas de prevenção.
Quando procurar um oftalmologista?
De acordo com o especialista, nem todo tremor nas pálpebras é motivo de preocupação, mas alguns sinais indicam que é hora de buscar ajuda médica.
Segundo Hallim Feres Neto, “é recomendado procurar um oftalmologista (ou um neurologista) quando: o tremor persiste por várias semanas, sem melhora com medidas simples — como descanso, redução de cafeína ou dormir mais. Também se a intensidade aumenta ou os episódios tornam-se mais frequentes.”
O médico alerta ainda que “há casos em que o fechamento involuntário da pálpebra (blefaroespasmo) ou a dificuldade em abrir os olhos pode indicar algo mais sério.”
Leia também: Influenciador sofre com problema nos olhos por excesso de cafeína: ‘Do nada’
Além disso, outros sintomas oculares podem servir de alerta: “Dor, fotofobia, visão turva, sensação de corpo estranho constante ou irritação ocular intensa.”
Ele reforça: “Existem sinais neurológicos, como fraqueza facial, alterações de movimentação ocular, formigamentos e tremores em outras partes do corpo, que também exigem avaliação médica. Ou mesmo quando o tremor começa a afetar a qualidade de vida.”
O oftalmologista explica que, nesses casos, o exame é completo: “O médico vai examinar as pálpebras, a musculatura e a superfície ocular — olho seco, conjuntivite, irritação — e descartar causas locais. Se necessário, encaminhará o paciente para um neurologista.”
Hábitos que também provocam tremores nas pálpebras
Segundo o especialista, a cafeína não é a única vilã: “Sim, esses são os hábitos que costumam aparecer nesses casos. Além deles, também destacaria síndrome do olho seco, iluminação ruim no ambiente de trabalho, consumo de álcool, nicotina ou outros estimulantes além da cafeína, e até mesmo deficiências nutricionais.”
Esses fatores, quando combinados, podem sobrecarregar o sistema nervoso e os músculos ao redor dos olhos, provocando tremores e palpitações.
Como aliviar e prevenir o problema?
Para quem quer evitar o tremor nas pálpebras antes que a situação piore, Hallim Feres Neto orienta algumas medidas simples, que podem ser feitas em casa.
O médico explica: “Algumas medidas práticas que meus pacientes costumam achar úteis (mas que não têm a mesma eficácia para todo mundo) são: reduzir ou evitar a cafeína (e outros estimulantes), tabaco ou álcool; dormir bem e melhorar a qualidade do sono; controlar o estresse, praticar técnicas de relaxamento ou tirar férias.”
Além disso, ele recomenda cuidados diários: “Fazer pausas visuais frequentes — olhar para longe por alguns segundos durante o trabalho —, usar colírios lubrificantes e aplicar compressas mornas nos olhos por 10 minutos antes de dormir.”
O especialista ainda reforça que observar o próprio corpo é essencial: “Observar e registrar padrões pode ajudar a identificar fatores individuais. Assim fica mais fácil de evitá-los.”
CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA CARAS BRASIL NAS REDES SOCIAIS:
