Connect with us

Música

Lázaro Ramos comemora vitória de ‘Feito Pipa’ no Festival de Berlim: ‘Estou felicíssimo, o filme merece’

Published

on


Feito Pipa, filme dirigido por Allan Deberton e estrelado por Lázaro Ramos, conquistou dupla vitória no 76º Festival de Berlim (Berlinale 2026) no último sábado, 21. O longa levou Urso de Cristal de Melhor Filme e Grande Prêmio do Júri Internacional na mostra Generation Kplus — seção dedicada a produções para público jovem que abordam temas de amadurecimento, identidade e transformações sociais. Lázaro Ramos não escondeu a emoção ao comentar a conquista: “Não serei modesto neste meu pronunciamento — Feito Pipa merece mesmo ganhar esses dois prêmios. Falo como ator que participou do filme, mas também como espectador que se emocionou com essa história e viu o público emocionado em Berlim também”, declarou o ator em comunicado. Um tempo depois, ele usou sua rede social para mais um discurso:

Allan Deberton recebeu os prêmios ao lado do produtor Marcelo Pinheiro, do roteirista André Araújo e da diretora assistente Luciana Vieira, celebrando um momento que considera “maravilhoso para o cinema brasileiro”.

O júri que concedeu o Urso de Cristal — formado por sete jovens entre 11 e 14 anos, incluindo Walter Moritz Arndt, Gustav Arnz, Thabani Dabulamanzi, Rosa Sophie Krasznahorkai, Vera Marsh, Emir Efe Özeren e Alma Sofia Villanueva Bullemer — justificou a escolha destacando que “as emoções de cada personagem individualmente nos tocaram profundamente. Fomos envolvidos por uma história emocionante, como se fôssemos parte da ação”. Já o Grande Prêmio do Júri Internacional, concedido por um júri adulto composto por Khozy Rizal (Indonésia), Lena Urzendowsky (Alemanha) e Kim Yutani (Estados Unidos), foi ainda mais específico nos elogios: “O filme nos cativou com sua narrativa vibrante e o jovem protagonista multifacetado, seguro e feroz, além da forma por vezes bem-humorada e comovente ao abordar dilemas existenciais. Ficamos encantados com as performances memoráveis de Yuri Gomes e Teca Pereira, e jamais esqueceremos o personagem Gugu, que é tão atlético quanto fabuloso, e se vê obrigado a lutar por si mesmo à medida que o raro laço que o une à avó se desfaz”.

O Festival de Berlim, ao lado de Cannes e Veneza, forma a trindade sagrada dos festivais de cinema mais prestigiados do mundo.

Do que se trata “Feito Pipa“?

Feito Pipa conta a história de Gugu (Yuri Gomes), menino de quase 12 anos, sonhador e apaixonado por futebol, que vive com a avó Dilma (Teca Pereira), professora aposentada que o cria de forma livre e afetuosa, sem se preocupar com os julgamentos dos moradores da cidade. A relação de Gugu com o pai, Batista (Lázaro Ramos), é difícil, marcada por ausências, expectativas não ditas e afetos reprimidos. Avó e neto moram sozinhos ao lado da barragem de Araújo Lima, em Quixadá, Ceará, que, após anos de seca, começa a revelar as ruínas de uma antiga cidade submersa — metáfora visual poderosa para memórias e segredos familiares que emergem à superfície. Quando Dilma passa a apresentar problemas de memória, Gugu tenta reverter a situação com a ajuda de outras crianças e também esconder o fato para não precisar morar com o pai, que tem dificuldades de aceitar o jeito do filho. O filme é uma produção da Deberton Filmes e Biônica Filmes, com distribuição nacional da Paris Filmes e vendas internacionais pela M-appeal.

Allan Deberton, diretor premiado anteriormente por “Pacarrete” e “O Melhor Amigo”, comentou sobre o momento do cinema brasileiro: “É um momento maravilhoso para o cinema brasileiro. Ver nossas histórias alcançando o mundo e sendo celebradas internacionalmente mostra a potência criativa do nosso país. O cinema que estamos fazendo hoje toca profundamente as pessoas. Ele emociona, conecta e cria identificação, independentemente da língua ou da cultura”.

+++LEIA MAIS: Que horas acontece o BAFTA 2026, que pode premiar ‘O Agente Secreto’ e ‘Apocalipse nos Trópicos’?



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade