Celebridade
Karine Teles fala sobre o medo de envelhecer e psicóloga orienta: ‘Ressignificação’

Recentemente, Karine Teles, falou sobre o medo de envelhecer. A atriz, que fez parte do elenco de Vale Tudo, destacou suas expectativas em relação à velhice e afirmou que não tem medo de ver a idade chegar, mas sim, curiosidade.
“Eu não tenho medo de envelhecer não, tenho até uma certa fantasia, sei lá um desejo de ficar no mundo e entender o que vai acontecendo comigo, com a minha cabeça e corpo conforme eu vou envelhecendo”, revelou ela durante participação no programa Sem Censura, da TV Brasil.
A atriz revelou que tem sua saúde como prioridade e já faz consultas recorrentes. “Eu já super sou ligada nisso, já vou no geriatra, porque eu quero me cuidar no que depender de mim. No que eu puder fazer, quero viver bastante”, disse a estrela de Salve Rosa. “Acho que sou uma pessoa que tem um comportamento de mais velha desde pequena. Um espírito velho, já me falaram isso, acho que eu vou gostar de envelhecer”, completou a atriz.
Qual é o segredo para lidar com o envelhecimento?
“Combatendo o etarismo que não habita exclusivamente a mente dos mais jovens, mas muitas vezes a própria pessoa que está envelhecendo e significando isso como algo depreciativo e debilitante. O segredo está na auto-aceitação e na ressignificação do que é envelhecer. Envelhecer não precisa ser sinônimo de perda, mas de transformação. É a arte de valorizar o que permanece — a experiência, os vínculos, a história de vida — e adaptar-se ao que muda. Quem consegue enxergar o envelhecer como um novo capítulo, e não como o fim do livro, tende a viver essa fase com mais leveza e dignidade”, disse, à CARAS Brasil, a psicóloga Fabiana Guntovitch.
Leia também: Karine Teles faz revelação sobre a educação dos filhos: ‘É uma conversa constante’
A profissional deu algumas dicas de práticas psicológicas que ajudam a envelhecer de forma mais leve e saudável:
- Cultivar a gratidão: focar no que se tem, e não no que se perdeu;
- Manter o cérebro ativo: leituras, estudos, jogos e desafios intelectuais;
- Cuidar dos vínculos: amizades, família, grupos sociais;
- Autocuidado emocional: praticar a autocompaixão exercitar o amor próprio incondicional e, se necessário, buscar terapia;
- Propósito de vida: ter projetos, por menores que sejam, dá sentido e vitalidade. Sendo útil e oferecendo a alguém justamente aquilo que deseja.
ACOMPANHE O INSTAGRAM DA CARAS BRASIL E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS FAMOSOS:
- envelhecimento
- Karine Teles
