Celebridade
Jogador Oscar, do São Paulo, tem diagnóstico revelado após desmaio

O jogador de futebol Oscar, do São Paulo, teve seu quadro de saúde atualizado na tarde de quinta-feira, 13, dois dias após desmaiar durante um exame de rotina no centro de treinamento do clube. O atleta, que foi internado às pressas após o episódio, teve o diagnóstico revelado em um comunicado oficial do time.
Por meio das redes sociais, o São Paulo Futebol Clube informou que Oscar segue internado, com quadro estável, em um hospital na capital paulista. Segundo o clube, exames realizados apontaram o diagnóstico de síncope vasovagal.
“O meio-campista Oscar segue internado no Einstein Hospital Israelita, onde deu entrada na tarde de terça-feira (11) após apresentar uma intercorrência com alterações cardiológicas durante exames realizados no SuperCT. Extensa investigação realizada no hospital confirmou o diagnóstico de síncope vasovagal. Oscar segue clinicamente bem e estável, internado em unidade cardiológica e nesta sexta-feira realizará estudo eletrofisiológico“, diz o comunicado do clube.
De acordo informações do ‘G1’, após ser internado às pressas na última terça-feira, 11, Oscar passou a noite na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e chegou a realizar um cateterismo de diagnóstico, além de exame de ressonância.
Após o susto, o atleta tranquilizou o público e agradeceu as mensagens de apoio. “Muito obrigado pelas mensagens e orações. Vai ficar tudo bem, se Deus quiser“, declarou Oscar em suas redes sociais.
O que é síncope vasovagal?
Síncope vasovagal, diagnóstico do jogador Oscar, é uma perda súbita e temporária da consciência que ocorre devido a uma falha no controle da pressão arterial e da frequência cardíaca.
- O Reflexo: A condição é causada por uma reação exagerada do nervo vago (ou nervo pneumogástrico), que faz parte do sistema nervoso autônomo.
- O Efeito: Essa hiperestimulação leva a uma bradicardia (queda da frequência cardíaca) e vasodilatação (expansão dos vasos sanguíneos), resultando em uma queda abrupta da pressão arterial.
- O Desmaio: Consequentemente, o fluxo sanguíneo para o cérebro diminui (hipoperfusão cerebral transitória), levando à perda de consciência. A recuperação costuma ser rápida, geralmente em poucos minutos.
Embora a causa exata seja desconhecida, a síncope vasovagal é frequentemente desencadeada por situações específicas que ativam o nervo vago. Para o jogador Oscar, o episódio ocorreu durante exames físicos da pré-temporada, mas os gatilhos mais comuns incluem:
- Estresse e Emoções: Medo, dor intensa (como a visão de sangue) ou estresse emocional extremo.
- Condições Físicas: Ficar em pé por muito tempo (ortostatismo prolongado), desidratação, cansaço ou ambientes quentes e fechados.
Leia também: Desmaio de Oscar acende alerta e médico aponta riscos: ‘Pode indicar condição grave’
