Música
Jeremy Allen White canta no filme de Bruce Springsteen? Descubra

*Por Pedro Hollanda |
Toda cinebiografia musical carrega consigo um dilema. Os personagens retratados são algumas das vozes mais famosas da história, impossíveis de copiar perfeitamente. Todavia, colocar os atores para simplesmente dublar pode diminuir a imersão do espectador. Springsteen: Salve-me do Desconhecido, filme protagonizado por Jeremy Allen White que conta como Bruce Springsteen criou o álbum Nebraska (1982), optou pelo realismo.
Para a gravação do longa-metragem — que chega ao público brasileiro dia 30 de outubro —, White precisou aprender a tocar guitarra e cantar como The Boss para fazer todas as performances em cena sem dublagem. Entretanto, como ele contou em entrevista à Veja, isso só não foi tão desafiador assim por causa da natureza do disco retratado.
Ele explicou:
“Ele canta de maneira suave em Nebraska, então não foi tão difícil permanecer no tom. Mas me esforcei muito para emular o fraseado rústico do disco.”
O processo de aprendizado de Jeremy Allen White envolveu escutar muito da obra de Bruce Springsteen. Além disso, estiveram nos fones de ouvido suas principais influências, como Bob Dylan, Rolling Stones, Otis Redding, Townes Van Zandt e Sam Cooke.
Ele teve ajuda do coach vocal Eric Vetro, que trabalhou anteriormente com Austin Butler em Elvis (2022) e Timothee Chalamet em Um Completo Desconhecido (2024), outras cinebiografias recentes.
O resultado do trabalho todo pode ser conferido na trilha sonora do filme. O álbum, que sai já nesta sexta-feira, 24, traz o ator cantando nove canções de Springsteen. Há ainda três covers de blues acompanhado pelos irmãos Jake e Sam Kiszka, do Greta Van Fleet, e vocais de Jay Buchanan (Rival Sons) — White participa de duas dessas três faixas.
Jeremy Allen White aprendendo guitarra
As aulas de guitarra que Jeremy Allen White fez para interpretar Bruce Springsteen foram cortesia do cantor e compositor americano JD Simo. Em entrevista ao canal da Gibson no YouTube (via Guitar World), Simo falou sobre ter sido uma espécie de mentor do ator. Também revelou qual conselho deu logo no início:
“É um oceano (tocar guitarra). Relaxe e vá um passo de cada vez, porque quanto melhor for sua base – quanto melhor for sua força nas mãos e seu controle dos dedos –, melhor você saberá como usar o mínimo de vocabulário e conseguirá realmente fazer música com ele. Isso só vai te tornar muito melhor.”
Ele conta que argumentou para o ator:
“Se você começar a empilhar um monte de coisas em cima, estará apenas fazendo um sanduíche de m#rda. Você não está se beneficiando. Na verdade, está se prejudicando, pois, na verdade, terá que desaprender algo para conseguir consertar os erros.”
+++ LEIA MAIS: Os atores cujos conselhos foram dispensados por Jeremy Allen White
+++ LEIA MAIS: Por que Bruce Springsteen quis Jeremy Allen White o interpretando em filme
+++ LEIA MAIS: A dica que ajudou Jeremy Allen White a tocar como Bruce Springsteen em filme