Celebridade
Fernanda Lima fala sobre queda da libido na menopausa; médico explica o que acontece com o corpo da mulher

Recentemente, Fernanda Lima abriu o coração e falou sobre um tema que ainda é cercado de silêncio: a menopausa. Em entrevista recente, a apresentadora contou que o que mais a afetou foi a falta de libido, um sintoma comum, mas muitas vezes escondido por vergonha ou desinformação.
Em conversa com a CARAS Brasil, o médico nutrólogo Dr. Marcelo Silva explica que a menopausa é um processo natural, mas que exige atenção e cuidado desde o climatério, fase que antecede o fim do ciclo menstrual.
“A menopausa é confirmada quando a mulher fica 12 meses consecutivos sem menstruar. Mas as mudanças no corpo e no humor começam muito antes disso. O ideal seria iniciar o acompanhamento médico já no climatério, para suavizar os sintomas e preservar a qualidade de vida”, explica o especialista.
Oscilações hormonais
Segundo o médico, as oscilações hormonais são responsáveis por uma série de sintomas que impactam o bem-estar e a autoestima.
“Ondas de calor, irritabilidade, oscilações de humor, ganho de peso, acúmulo de gordura abdominal, redução da massa muscular, secura vaginal, incontinência urinária e, claro, a diminuição da libido, tudo isso está ligado à queda dos hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona”, detalha Dr. Marcelo.
Leia também: Fernanda Lima revela que excesso de proteção gerou medo nos filhos
Como passar pela fase com disposição?
“Quando bem indicada e acompanhada, a terapia de reposição hormonal pode transformar a vida da mulher. O objetivo não é apenas tratar sintomas, mas manter o corpo e a mente em alta performance, com energia, foco e autoestima. É um cuidado que deve ser individualizado e supervisionado por um médico”.
Dr. Marcelo também destaca a importância de falas como a de Fernanda Lima, que ajudam a naturalizar um tema ainda considerado delicado.
“Quando figuras públicas como Fernanda compartilham suas vivências, muitas mulheres se sentem acolhidas e passam a buscar ajuda. A menopausa não é o fim da feminilidade é apenas uma nova etapa, que pode ser vivida com vitalidade e autoconhecimento”, afirma.
Fernanda, que sempre foi referência em saúde e autenticidade, reforça que o diálogo é essencial. E como lembra o Dr. Marcelo Silva, “falar sobre menopausa é falar sobre vida, saúde e empoderamento feminino”.
