Celebridade
Ex-BBB Renata Saldanha revela diagnóstico de doença autoimune e médica explica

Vencedora do BBB 25, Renata Saldanha abriu o coração sobre seu diagnóstico de psoríase, uma doença inflamatória crônica da pele. Em entrevista ao portal GShow, ela contou que desde criança sofria com irritações recorrentes em regiões de dobra, como joelhos, cotovelos e pescoço, que pioravam com calor e suor.
“Eu, desde criança, tinha muitas alergias. A minha pele sempre foi muito sensível. Eu tratava algo que os dermatologistas chamavam de eczema de dobra. Nas épocas mais quentes, aquilo ficava absurdo. Eu dançava em Fortaleza e passava quase quatro horas ensaiando, suada. Já era quase natural do meu corpo”, relatou a ex-BBB.
Renata recordou que recebeu o diagnóstico oficial em 2017, após uma reação alérgica a uma tinta de cabelo. “Eu pintei o cabelo e tive uma alergia absurda. Onde encostou a tinta, queimou minha cabeça inteira. Desenvolvi uma urticária no corpo todo e fiquei semanas sem melhorar. Quando fui ao dermatologista, ele olhou e disse: ‘Você está com crise de psoríase’. Fiz a biópsia e deu positivo. Tudo começou a fazer sentido.”
A ex-BBB revelou AINDA que as crises mais fortes sempre ocorreram em períodos de maior carga física ou emocional, e que fatores como alimentação inflamatória e estresse eram determinantes em seu caso. Para lidar com a doença, Renata encontrou no equilíbrio da rotina e na alimentação saudável formas eficazes de controlar os sintomas. Ela aprendeu a identificar seus gatilhos e agir preventivamente, evitando que as crises se agravem.
Em recente entrevista para a CARAS Brasil, a Dra. Giana Campoi, médica dermatologista, explicou detalhes do quadro. “A psoríase é uma doença autoimune, na qual existe uma produção acelerada de células na pele, fazendo com que a renovação celular seja acelerada. Nós, normalmente, temos uma troca natural das células da pele, um ciclo que acontece durante mais ou menos 40 dias, e na psoríase ele leva cerca de 10 ou 15 dias. Com isso, vem uma pele vermelha, que é uma pele ainda imatura, e acaba descamando bastante, porque essa pele tem uma troca mais rápida, ficando vermelha e com bastante coceira”, detalhou.
Ainda segundo a especialista, os principais sintomas incluem placas avermelhadas que coçam e descamam. Além disso, o estresse também pode ser um gatilhos para as crises. “O estresse e a ansiedade sempre está associado às doenças de pele. Então, estresse e ansiedade são um gatilho para a manifestação da doença. E, geralmente, os maiores deles”, analisou.
Leia mais em: Médica alerta sobre doença sem cura diagnosticada em Xand Avião: ‘Acompanha para toda a vida’
