Celebridade
Ex-BBB, Paulinha Leite desabafa sobre saúde da mãe e médica explica: ‘É uma emergência médica’

A ex-BBB Paulinha Leite deu detalhes do estado de saúde da mãe. Em um relato comovente, ela disse que encontrou a mãe desacordada ao arrombar a porta do quarto dela e a levou às pressas ao hospital, onde recebeu um diagnóstico grave, que a deixou na UTI, e ela ainda teve uma complicação no quadro de saúde.
Paulinha contou que a mãe teve Meningite Bacteriana e ficou quase 2 meses internada. Atualmente, a senhora está se recuperando em casa, mas segue em tratamento, pois ela ainda está com sequelas, que não permitem que ela consiga andar sozinha e também perdeu a audição de um dos ouvidos.
O que diz a opinião médica?
Para entender mais sobre o assunto, a CARAS Brasil entrevista a Dra. Giovana G. De Paula, que exerce a profissão de médica generalista na Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SP). Ela detalha sobre o diagnóstico da mãe da ex-BBB.
Segundo a médica, a meningite bacteriana é uma infecção grave das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela é causada por bactérias, sendo as mais comuns Neisseria meningitidis (meningococo), Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e Haemophilus influenzae.
“É uma emergência médica, pois a inflamação pode evoluir rapidamente e causar danos neurológicos ou até levar à morte se não for tratada imediatamente com antibióticos”, declara.
Quais os sinais?
Os sintomas costumam surgir de forma súbita e incluem:
- Febre alta;
- Dor de cabeça intensa;
- Rigidez no pescoço;
- Náuseas e vômitos;
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Sonolência ou confusão mental
Exige atenção
Segundo informações do Ministério da Saúde, no Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.
Devido à gravidade do quadro clínico, os casos suspeitos de meningite sempre são internados nos hospitais, por isso, ao se suspeitar de um caso, é urgente a procura por um pronto-socorro hospitalar para avaliação médica.
Leia mais: Ex-BBB Paulinha Leite revela diagnóstico da mãe: ‘Não falava e não mexia’