Música
Estrela de ‘Pecadores’ afirma ter dificuldade em comemorar indicação ao Oscar

Em entrevista ao jornal The Times, a atriz Wunmi Mosaku refletiu sobre a sensação de ser indicada plea primeira vez ao Oscar. Indicada à estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante, a britânica-nigeriana admite sentir dificuldade de comemorar a conquista, devido ao clima de turbulência política dos EUA.
Mosaku disse que quase perdeu a notícia de sua própria indicação ao Oscar depois de confundir sua agenda. “Ouvi meu marido ao telefone e perguntei por que ele estava acordado”, ela riu. “Ele disse: ‘Amor, você acabou de ser indicada ao Oscar’. Eu respondi: ‘Não, o anúncio será às 8h30’.”
Além da indicação de Mosaku, o terror de época repleto de blues e vampiros Pecadores também concorre a um número recorde de 15 indicações adicionais, incluindo nas categorias principais de Melhor Filme, Melhor Ator (Michael B. Jordan), Melhor Roteiro e Melhor Diretor (ambas para Ryan Coogler).
A indicação pelo papel da curandeira e líder espiritual Annie veio em um momento politicamente conturbado, o que, segundo ela, foi difícil de conciliar. “Não consegui comemorar por causa do que está acontecendo agora, com os assassinatos de Renee Good e Alex Pretti por agentes do ICE em Minnesota e o sequestro de um menino de cinco anos”, afirmou Mosaku.
Nas últimas semanas, as ruas de diversos estados norte-americanos foram tomadas por protestos contra a atuação violenta do ICE. O Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos (United States Immigration and Customs Enforcement, em inglês) é uma agência federal com foco em deportações em massa. Desde o início do segundo mandato de Donald Trump, a agência cresce em violência contra civis imigrantes e nativos, e é a responsável pela morte de pelo menos oito pessoas em 2026 (via The Guardian).
Pretti, um enfermeiro intensivista nascido em Illinois, foi morto por agentes federais no final do mês passado. Menos de três semanas antes, a poetisa Renee Good foi assasinada por oficiais da ICE. Os homicídios da mãe de três e do enfermeiro ocorreram a cerca de um quilômetro e meio de distância um do outro, na cidade de Mineápolis. Quanto ao menino de cinco anos mencionado por Moasku, Liam Conejo Ramos e seu pai foram libertados após serem sequestrados e mantidos em um centro de detenção no Texas.
“É difícil lidar com a nomeação e com a notícia ao mesmo tempo, porque uma coisa é maravilhosa e a outra é tão sombria e pesada; verdadeiramente distópica – como posso sair, comprar uns drinques e aproveitar o momento?”, indagou Mosaku. A atriz acrescentou que seu parceiro, nascido nos EUA, “não ficou tão chocado” quanto ela com as noticias, que provocaram uma série de protestos em todo o país e dominou os discursos da temporada de premiações.
Personalidas como Billie Eilish, Olivia Rodrigo, Sabrina Carpenter, Natalie Portman, Ian McKellen, Pedro Pascal, Lorde e Bad Bunny também se manifestaram contra a violenta agência imigratória.
“Existe uma mentalidade americana muito estranha, onde coisas terríveis acontecem e as pessoas ainda conseguem ir trabalhar no dia seguinte, enquanto eu fico arrasada por uma semana e penso: ‘Como as pessoas conseguem ir a lugares lotados depois de tudo isso?’”, acrescentou Mosaku. “Eu quero um casulo. Minha reação o lembra de que isso não é normal.”
Nos quase 100 anos da premiação, apenas 12 mulheres negras venceram estatuetas no Oscar. Caso ganhe, Mosaku se tornará a 12ª ganhadora da categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. A americana Halle Berry permanece a única ganhadora negra da categoria de Melhor Atriz, 24 anos após a vitória.
+++ LEIA MAIS: ‘Pecadores’ se torna o filme com mais indicações na história do Oscar
+++ LEIA MAIS: Halle Berry afirma que racismo na indústria limitou sua carreira mesmo após Oscar
+++ LEIA MAIS: Wunmi Mosaku celebra primeira indicação ao Oscar pelo filme ‘Pecadores’
+++ LEIA MAIS: Pecadores: Como uma minissérie provou que atriz foi a melhor escolha de Ryan Coogler
+++ LEIA MAIS: As 24 celebridades que condenaram a violência do ICE: Billie Eilish, Olivia Rodrigo e mais
