Connect with us

Música

Dave Burgess, frontman do The Champs e hitmaker de ‘Tequila’, morre aos 90 anos

Published

on


Dave Burgess, o guitarrista que levou os The Champs ao domínio das rádios com o instrumental “Tequila” — com toques latinos e aprovado por Pee-wee Herman — morreu. Um obituário no site da Anglin Funeral Home (via Rolling Stone), em Dover, Tennessee, informa que Burgess morreu em 19 de outubro de 2025. Ele tinha 90 anos.

Batizados em homenagem ao cavalo Champion, de Gene Autry, os Champs fizeram jus ao nome quando tiraram “Don’t”, de Elvis Presley, do topo da parada da Billboard com o hit “Tequila”, em 1958. O animado tema guiado por sax, feito para ser um canto coletivo, era inicialmente um lado B — creditado ao saxofonista da banda, Danny Flores (embora Burgess depois tenha alegado que ele e o guitarrista Buddy Bruce também mereciam crédito) — de “Train to Nowhere”, de Burgess. Mas a faixa ganhou força nas rádios e permaneceu cinco semanas em primeiro lugar.

Burgess estimou certa vez que “Tequila” vendeu entre 1,5 e 2 milhões de cópias em sua primeira tiragem e que o álbum que sucedeu o single, Go, Champs, Go!, vendeu 100 mil cópias.

“Quando ‘Tequila’ começou a acontecer, foi tão rápido”, Burgess disse no livro Record Breakers and Makers, de John Broven. “Vendeu tantos discos tão depressa. Todas as agências de booking me ligaram… Eu disse: ‘Olha, vocês são ótimos, mas eu quero o Ed Sullivan Show no domingo à noite seguido do Dick Clark, o show de sábado. E quero um disco de ouro em cada um deles.’ … O rock & roll estava só começando, e Ed Sullivan não sabia bem como lidar com isso.”

Eles mantiveram o ritmo com os hits “El Rancho Rock”, “Midnighter” e “Chariot Rock”, que reinterpretava “Swing Low, Sweet Chariot” como uma música de praia. Em 1959, Glen Campbell entrou na banda e, um ano depois, Jimmy Seals e Dash Crofts (futuros autores de “Summer Breeze”). Após alguns fracassos, eles voltaram às paradas com “Too Much Tequila” (1960) e “Tequila Twist” (1962), embarcando na febre do limbo naquele ano com “Limbo Rock” e “Limbo Dance”. A popularidade da banda não resistiu à Beatlemania, e o grupo acabou em 1965.

Tequila” ganhou uma segunda vida em 1985, quando Pee-wee Herman dançou ao som da música em As Grandes Aventuras de Pee-Wee, em uma cena na qual tenta entreter motociclistas brutais e sedentos por sangue, apontando para suas partes íntimas e gritando “Tequila!”. A cena nonsense fez tanto sucesso que, em 2010, Paul Reubens — ator de Herman — participou de um encontro de motoqueiros na tentativa de registrar um recorde mundial do Guinness com o maior número de pessoas dançando “Tequila”.

Vários músicos de jazz, incluindo Wes Montgomery, David Sanborn e Larry Carlton, gravaram versões da música. Flores, que vendeu os direitos da canção nos EUA, afirmou em 2000 que ganhava 70 mil dólares por ano em royalties na Europa.

Nascido em Los Angeles, filho de Sigmund e Mariet Eck, em 3 de dezembro de 1934, Dave adotou mais tarde o sobrenome do padrasto, Austin “Tex” Burges — que entrou em sua vida quando ele tinha quatro anos — como nome artístico. Antes de formar os Champs, ele lançou alguns singles, incluindo “Don’t Put a Dent in My Heart” e “Don’t Turn Your Back on Love”. Quando os Champs estouraram, já em sua metade dos 20 anos, adicionou um “s” ao sobrenome e o mudou legalmente para Burgess em 1959. Nesse mesmo ano, casou-se com a dançarina e atriz Deon Adair Raab.

O obituário relata que o casal, que teve um filho, David, e uma filha, Charmaine, administrou uma galeria de arte em Montana entre diferentes períodos de Burgess na música. Depois, eles se mudaram para perto de Nashville. Seu site afirma que ele tinha registrado mais de 700 direitos autorais de músicas e que Dean Martin, Marty Robbins, Gene Vincent e outros gravaram composições suas. Ele também teria produzido músicas para Darlene Love, Marty Balin e Don McLean.

Relembrando a ascensão dos Champs em Record Breakers and Makers, Burgess disse que a melhor parte do sucesso era se apresentar ao vivo. “Os jovens adoravam, e os pais nos odiavam”, afirmou. “Nós éramos os vilões. Íamos corromper os filhos deles com rock & roll.”

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade