Celebridade
Como Preta Gil descobriu o câncer? Médico explica: ‘Sinal de alerta importante’

A cantora Preta Gil faleceu aos 50 anos após uma luta contra o câncer. Relembre como a artista descobriu este diagnóstico
No último domingo, 20, a cantora Preta Gil (1974-2025) faleceu aos 50 anos de idade. Ela lutou pelos últimos dois anos contra as complicações de um câncer no intestino, também chamado de câncer de cólon ou colorretal. No ano de 2023, a artista revelou como descobriu este quadro.
“Fui ao banheiro normalmente e, quando fui andar até o banheiro, senti escorrer uma coisa nas minhas pernas. Quando olhei, era sangue. Mas não era pouco sangue, era muito sangue. Comecei a me sentir mal, fiquei tonta, tive um desmaio, me levaram às pressas para o hospital. Os médicos já pediram exames, tomografia, ressonância e, na primeira tomografia, já apareceu o tumor”, disse Preta Gil em entrevista ao Mais Você, com Ana Maria Braga (76).
O que diz o oncologista?
Para entender mais sobre o assunto, a CARAS Brasil entrevista o Dr. Jorge Abissamra, médico oncologista e especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. Ele explica.
“O sangramento retal volumoso, fora do padrão de uma menstruação ou hemorroidas, é um sinal de alerta importante. A tontura, o desmaio e a queda da pressão arterial podem ser consequência da perda de sangue”, declara.
SEMPRE ATENTO AOS SINAIS
Segundo o oncologista, embora nem todo caso de sangramento indique câncer, qualquer sangramento retal, principalmente em adultos acima dos 40 anos, deve ser investigado com exames de imagem e colonoscopia.
“No caso do câncer de intestino, muitas vezes o corpo dá sinais: sangue nas fezes, mudança no hábito intestinal, perda de peso sem causa aparente, fadiga persistente. Reconhecer esses sinais e buscar avaliação médica pode salvar vidas. O diagnóstico precoce muda completamente o prognóstico”, finaliza ao avaliar casos como da cantora Preta Gil.
Leia também: Preta Gil teve choque séptico durante tratamento e médico explica: ‘Emergência médica’
