Música
Como as ‘paquitas do hard rock’ fecharam ‘Pacificador’ com chave de ouro

*Atenção: há pequenos spoilers do fim da segunda temporada de Pacificador a seguir |
James Gunn batizou o episódio final da segunda temporada de Pacificador como “Full Nelson” (“Chave Nelson” na versão brasileira) pelo motivo mais insano possível. O co-CEO da DC Studios recrutou a banda de hard rock/glam metal Nelson — os irmãos gêmeos ultraloiros Matthew e Gunnar Nelson, que reinaram na MTV em 1990 com o hit de topo das paradas “(Can’t Live Without Your) Love and Affection” — para se apresentar na tela durante o auge emocional do episódio.
Primeiro, vemos o conhecedor de metal dos anos 80, Christopher Smith, também conhecido como Pacificador (John Cena), levar Emilia Harcourt (Jennifer Holland) para um barco de festa ao ver que Nelson vai tocar, declarando-os “os mais subestimados de todos os tempos”. Enquanto o casal finalmente se beija embriagado, os filhos de Ricky Nelson — ídolo do rock do início dos anos 60 — sobem ao palco apresentando a mais profunda das canções: a balada poderosa e genuinamente excelente “To Get Back to You”, faixa do álbum Lightning Strikes Back, de 2010, que tinha um total de cerca de 30 mil streams no Spotify até quinta-feira.
“Eu queria uma banda que fosse popular nos anos 80 ou 90 e que potencialmente tocasse em um cruzeiro de rock, o que eles fizeram, eu acho”, diz Gunn. Como um punk rocker da Geração X, ele diz que os sucessos de Nelson “não eram algo que eu necessariamente curtisse”, mas leu sobre Lightning Strikes Back em um livro sobre hair metal, deu uma olhada e adorou.
“Achei que aquele álbum meio que revelou o quão talentosos eles eram. Eu realmente acredito que é um ótimo álbum que ninguém conhece, um ótimo exemplo de rock melódico. E a música é fantástica.”
No ano passado, Matthew — um fã de James Gunn cujo filho “praticamente cresceu ouvindo” a trilha sonora de Guardiões da Galáxia — e Gunnar Nelson estavam nos bastidores após um show em Los Angeles quando um dos produtores de Gunn apareceu. “Não conseguíamos acreditar”, disse Matthew. “Ele disse: ‘Nossa missão é basicamente ver se vocês ainda estão bem e tocando bem’. Foi tipo: ‘Qual foi o veredito?’ E ele disse: ‘Vocês passaram no teste’.” (Só para constar, os irmãos Nelson nunca aceitaram o rótulo de hair metal e não faziam parte daquela cena, apesar das madeixas abundantes e altamente comparadas às Paquitas da Xuxa no Brasil: “Sempre achamos que éramos uma versão pesada dos Hollies.”)
Gunn levou os irmãos para Savannah, Geórgia, e os colocou em um palco construído em um barco a vapor com rodas de pás de verdade, com centenas de figurantes na plateia. Ele usou o mesmo cenário para filmar uma cena com a banda glam recente Foxy Shazam, que canta a música tema da temporada, “Oh Lord”. “Eram só algumas tomadas”, diz Gunn. “E, em vez disso, acabei gravando dois videoclipes. Eu não deveria ter feito nenhuma dessas coisas.”
O vídeo de “To Get Back to You”, com cenas da temporada, foi lançado oficialmente. Um vídeo de “Oh Lord” será lançado em seguida. “Foi literalmente o meu dia favorito no set, e eu não consigo acreditar em tudo o que fizemos”, acrescenta Gunn. “Nelson estava se apresentando no palco e os músicos do Foxy Shazam os observava o tempo todo, e então Foxy Shazam estava se apresentando e os Nelson os observava.”
Matthew terminou delirando com o Foxy Shazam e o alcance vocal do vocalista da banda, Eric Nally. “Espero que isso os estoure — como já deveria ter ocorrido”, diz ele. “E conosco, você sabe, as pessoas saberão que não estamos mortos.” Matthew enfatiza que sua própria banda nunca parou. “Nós sabemos o que é ser Taylor Swift por alguns anos”, diz. “Mas tocamos por muito tempo antes disso acontecer, e tocamos por mais tempo ainda depois.”
Os irmãos sempre gostaram de “To Get Back to You”, que foi coescrita com Mark Slaughter (da banda Slaughter) e conta com um solo de guitarra de Steve Lukather, do Toto. Mas ela nunca saiu como single e eles jamais a tocaram ao vivo — tiveram que aprendê-la para o episódio e agora a adicionaram aos seus repertórios.
A ideia geral do álbum Lightning Strikes Twice era dar continuidade ao supervendido disco After the Rain (1990) e fingir que a ascensão do grunge nunca havia interrompido sua carreira. “Eu realmente gosto desse álbum do começo ao fim”, diz Matthew. “Na verdade, foi um álbum que montamos quase como uma continuação do nosso álbum de estreia, como se o pesadelo das últimas duas décadas não tivesse acontecido.”
Agora, a banda, e uma de suas músicas mais obscuras, alcançou um novo público — e eles também têm o conforto de saber que existem ao lado do Superman no Universo Cinematográfico DC. “Acho isso fantástico”, diz Matthew. “As pessoas sempre acharam que éramos desenhos animados, de qualquer forma.”
+++ LEIA MAIS: O futuro de Keith, irmão de Pacificador, no Universo DC, segundo James Gunn
+++ LEIA MAIS: ‘Pacificador’ vai ter terceira temporada? James Gunn responde