Celebridade
Cinco meses sem Preta Gil: Gilberto Gil recorda última apresentação com a filha

O cantor Gilberto Gil usou as redes sociais neste sábado, 20, para prestar uma homenagem emocionante à filha, Preta Gil, falecida há exatos cinco meses. Em seu perfil oficial, o veterano da MPB relembrou sua última apresentação ao lado da artista, ocorrida em abril deste ano.
No registro compartilhado por Gilberto, ele e Preta aparecem no palco cantando a canção ‘Drão’. Para quem não se recorda, a cantora participou de um dos shows da turnê Tempo Rei em São Paulo.
“5 meses“, escreveu o veterano na legenda da imagem, acrescentando um emoji de coração azul. A emocionante participação de Preta Gil no show do pai foi gravada e compartilhada com o público na ocasião.
Amigos e familiares homenageiam Preta Gil
Além de Gilberto Gil, outros familiares e amigos de Preta também prestaram homenagens especiais neste sábado, 20. Flora Gil, madrasta da cantora, publicou uma foto onde a artista aparece toda sorridente: “5 meses“, escreveu ela na legenda.
A atriz Carolina Dieckmmann publicou um desabafo sobre o luto: “5 meses. O luto é um soco todo dia… às vezes, você está mais forte e aguenta firme. Noutros, é nocaute… Mas todo dia é um soco, o luto“, escreveu a famosa.

Jude Paulla, uma das melhores amigas de Preta Gil, resgatou uma foto antiga ao lado da cantora e colocou na legenda a homenagem feita à artista no WME Awards 2025.
“5 meses, né? E eu vou deixar aqui o texto que em que eu parafraseei a Luedji Luna e te homenageei no prêmio essa semana, porque ainda me faltam palavras mas me faz um barulho imenso. Falar de você e morte pra mim é sempre algo irreal porque você não combina com isso. essas palavras elas precisam ecoar que é: o luto não nos é ensinado que é a morte, a naturalizar a morte, a aceitar a morte“, iniciou Jude.
“A morte vem com um peso, com uma dor. mas eu sou do candomblé, eu sou mulher de axé, isso não facilito a minha vida no sentido de viver o luto e desaprender tudo que a gente aprendeu até aqui, mas mitiga, traz uma outra perspectiva, um outro olhar, sobre o que é morrer, sobre o que é perder alguém. Esse ano eu perdi um dos grandes amores da minha vida e a partir dessa cosmovisão que minha religião tem, eu consigo celebrar essa vida poderosa que passou na terra. Dessa alma poderosa que foi tão generosa comigo“, continuou ela.
“No candomblé a morte é uma festa, e é por isso que eu vou sempre tá aqui pra te celebrar. hoje eu tô aqui em paz, porque eu fui uma boa amiga, eu a homenageei em vida, eu a cantei e a celebrei em vida, eu disse eu te amo em vida, eu aconselhei em vida, eu fui fiel e eu fui leal em vida e apesar da dor, apesar da tristeza, eu tenho paz. E porque eu sei que és foi recebida por todos os deuses e deusas com toda amor que ela pode ter achado que não recebeu aqui na terra. essa terra que mói o coração da gente, vai moendo, de tanta coisa. Mas onde ela está, tenho a certeza que junto com seus ancestrais ela está em paz. Ela está sorrindo, ela está bonita, ela está recebendo todo amor do mundo, sua ausência é uma presença viva“, concluiu Jude Paulla.
Quando Preta Gil morreu?
Preta Gil faleceu aos 50 anos em 20 de julho de 2025, após uma longa batalha contra o câncer colorretal. Na época, a cantora estava prestes a retornar para o Brasil após passar um período nos Estados Unidos realizando um tratamento experimental.
Leia também: Veja como ficaram os diamantes feitos com as cinzas de Preta Gil

