Celebridade
Causa da morte de Isabelle Tate: Entenda a doença que levou à morte da atriz

A atriz Isabelle Tate, que atuou na série 911 Nashville, morreu aos 23 anos de idade no dia 19 de outubro, mas a notícia só foi divulgada na quinta-feira, 23 de outubro, e comoveu o mundo com a causa de sua morte. Ela faleceu em decorrência das complicações da doença de Charcot-Marie-Tooth, que é um distúrbio neurológico raro.
A doença CMT (Charcot-Marie-Tooth) é hereditária e não tem cura. A condição causa danos nos nervos, incluindo as ligações com os braços e pernas, sendo uma neuropatia motora. Ao longo da vida do paciente, a doença provoca o encolhimento e enfraquecimento dos músculos, o que leva a dificuldades para caminhar e também a perda da sensibilidade nos membros inferiores.
Os sintomas incluem fraqueza nas pernas, tornozelos e pés; encolhimento muscular; arcos altos nos pés; dedos curvados; dificuldade para correr; caminhada desajeitada; quedas frequentes; e, perda de sensibilidade nas pernas e pés.
Como é uma doença que surge de uma alteração genética, ela é transmitida de geração para geração, e também pode acontecer mesmo sem histórico familiar conhecido. Não existem formas conhecidas de prevenção.
Em casos raros, o problema pode atingir os músculos responsáveis pela respiração e outros órgãos. A CMT não é fatal em muitos casos e permite que as pessoas possam levar uma vida ativa.
O desabafo de Isabelle Tate antes da morte
Antes de sua morte, Isabelle Tate falou sobre a progressão da doença. “Quando eu tinha 13 anos, fui diagnosticada com uma doença neuromuscular progressiva que enfraquece os músculos das pernas com o tempo. Com o passar dos anos, continuei com a minha vida e percebi que pequenas coisas ficavam mais difíceis para mim, mas não tanto a ponto de me chamarem a atenção. Recentemente, a doença realmente progrediu, e eu aceitei que, se quiser viver minha vida ao máximo, preciso usar uma cadeira de rodas às vezes. Esta tem sido uma jornada difícil para mim, porque ter que aceitar ajuda e me render à progressão desta condição tem sido difícil“, disse ela.
Leia também: Prima grávida de Ana Castela morre por complicações pós-parto; saiba como está o bebê
- causa da morte
- Isabelle Tate
