Connect with us

Música

BTG Pactual Hall: teatro icônico de São Paulo volta à cena com musical ‘Hair’

Published

on


O BTG Pactual Hall, novo equipamento cultural de multiconteúdo, chega a São Paulo em outubro de 2025. O espaço nasce com o propósito de celebrar a diversidade cultural, promover inovação artística e conectar pessoas.

“É nossa oportunidade de ajudar a economia criativa com mais um ponto de contato com a sociedade”, ressalta André Kliousoff, CMO do BTG Pactual. Com curadoria plural, o BTG pretende trazer eventos diversos para encantar o público: dentre a programação, estão shows, musicais, concertos, peças de teatro, balés e stand-ups.

O empreendimento será instalado no local do antigo Teatro Alfa, localizado na Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, no bairro de Santo Amaro. Ícone da cultura paulistana entre 1998 e 2022, o teatro ficou temporariamente fechado nos últimos dois anos e, após um investimento de R$ 12 milhões, está reabrindo suas portas. A reforma preservou a arquitetura original, mas incorporou modernizações tecnológicas.

O teatro pertence ao Beyond The Club São Paulo, parceria entre a KSM Realty, o BTG Pactual Asset Management e a Realty Properties. São 1.084 assentos para a plateia, além de uma infraestrutura, acústica e visibilidade privilegiadas. “Estamos falando de um teatro icônico, renovado, com uma programação vibrante e de altíssima qualidade. Nossos sócios estão entusiasmados em poder vivenciar tudo isso tão de perto. É a combinação perfeita entre cultura, inovação e estilo de vida”, afirma Oscar Segall, sócio da KSM Realty.

Realização

Aventura é uma empresa líder no segmento de espetáculos musicais e gestão de espaços culturais do Brasil. “Já na estreia, vamos trazer espetáculos que destacam tanto a cultura brasileira, como a internacional. Nosso compromisso é acima de tudo com a qualidade e não com o título do espetáculo”, reforça Aniela Jordan, sócia-fundadora e diretora artística da Aventura.

A produtora estreou em 2009, neste mesmo palco, trazendo o musical A Noviça Rebelde. Hoje, ela gere outros diversos espaços culturais, como o Teatro Riachuelo Rio, o Teatro Adolpho Bloch, a Ecovilla Ri Happy, a Arena B3, e em dezembro, também em São Paulo, o Teatro YouTube.

Para Aniela, o Teatro Alfa sempre foi reconhecido como um palco de liberdade e acolhimento para os artistas, e a maior responsabilidade da reinauguração é preservar essa reputação. “Este teatro, que agora se chamará BTG Pactual Hall, sempre foi o espaço do ‘sim’. Em meio a tantos espaços com a opressão do ‘não’, este sempre se destacou por essa tolerância e liberdade em suas produções. Sempre foi um espaço onde os produtores se sentiam muito à vontade”, comenta. “Então, quando ele fechou em 2022, em minha cabeça sempre existiu a vontade de que pudéssemos um dia ocupar aquele espaço e continuar o seu legado com todo conceito e cuidado que a Aventura tem”.

Em 2026, será aberta uma segunda sala com mais 200 lugares, e a equipe do Aventura pretende oferecer cursos de formação gratuitos para profissionais da economia criativa — com possibilidade de absorção pela própria empresa.

Programação

A inauguração oficial ocorre na próxima sexta, 24, com o musical Hair. O espetáculo foi escrito por Gerome Ragni e James Rado, com músicas de Galt MacDermot, e estreou no final de 1967 em um teatro off-Broadway — mas logo se tornou um marco cultural da década de 1960. A narrativa acompanha um grupo de jovens hippies em Nova York que se opõem à Guerra do Vietnã, questionando a autoridade e buscando uma nova forma de viver.

O musical é conhecido por suas músicas, como “Aquarius“, e por abordar tabus da época, como liberdade sexual, defesa da paz e resistência política. O caráter inovador e a popularidade da produção lhe renderam uma adaptação cinematográfica em 1979, feita por Milos Forman. Após quase 60 anos, sob direção de Charles Möeller e Claudio Botelho, o espetáculo estreou de julho a setembro no Teatro Riachuelo Rio, e agora vem passar uma temporada em São Paulo.

“A grande mensagem que queremos deixar aqui é sobre ‘deixar o sol entrar’. Como o ponto-chave é ‘Aquarius/Let The Sunshine in’, nosso grito é este também. Deixar a luz substituir a guerra, a violência e o preconceito neste mundo de hoje que tanto clama por esse movimento”, afirma Aniela Jordan. As apresentações ocorrem às sextas, às 20h; aos sábados, às 16h e às 20h; e aos domingos, às 15h e às 19h, até o dia 21 de dezembro. Os ingressos já estão à venda e custam a partir de R$ 20.

Em 4 de novembro, também estreia Vozes Negras, o primeiro musical em série do mundo. Serão seis espetáculos no total, que podem ser assistidos fora de ordem: cada um homenageia duas cantoras e compositoras negras do Brasil, que simbolizam uma década diferente.

O projeto já passou pelo Teatro Adolpho Bloch, no Rio de Janeiro, em julho de 2025. Idealizada e dirigida por Gustavo Gasparani, a produção levanta pautas como o feminismo negro e o papel de mulheres negras na história da música nacional. “Conforme fomos montando o espetáculo, descobrimos que existia muito material disponível sobre a vida destas mulheres pretas, que romperam barreiras e abrilhantaram nossa cultura”, comenta Aniela.

Após a apresentação, a produção abre espaço para um debate interativo entre as convidadas e o público. “Trazer para o debate racial no Brasil sociólogas, pensadoras e acadêmicos é algo que, além de vivo, é de extrema urgência e necessidade também nos dias de hoje”, completa. Os nomes celebrados na noite da estreia são Alcione e Elza Soares, no episódio ‘Do Samba ao Jazz, sem limites!’. Ambas as apresentações são uma produção exclusiva da Aventura.

Confira os episódios a seguir:

04 e 06 de novembro | ‘Do Samba ao Jazz, sem limites!’ – Artistas homenageadas: Alcione & Elza Soares
12 e 13 de novembro | ‘Samba, Terreiro e Ancestralidade’ – Artistas homenageadas: Clementina de Jesus & D. Ivone Lara
19 e 20 de novembro | ‘Samba-canção e Bossa-nova’ – Artistas homenageadas: Dolores Duran & Alaíde Costa
25, 26 e 27 de novembro | ‘A Era de Ouro do Rádio’ – Artistas homenageadas: Carmen Costa & Elizeth Cardoso
02, 03 e 04 de dezembro | ‘Do Soul ao Afropop’ – Artistas homenageadas: Margareth Menezes & Sandra de Sá
10 e 11 de dezembro | ‘Novas Gerações’ – Artistas homenageadas: Tati Quebra Barraco, Iza & Ludmilla

Clientes do BTG Pactual têm benefícios exclusivos na compra de ingressos: nas produções patrocinadas pelo banco, como Hair, o desconto é de 50%. Já para os demais espetáculos em cartaz, os clientes contam com 30% de desconto, além de uma pré-venda para garantir os melhores lugares.

+++LEIA MAIS: Gilberto Gil participa de novo single de Lucas Santtana, ‘A História da Nossa Língua’


Gabriela Nangino (@gabinangino)

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade