Celebridade
Bruna Mascarenhas fala sobre a carreira: ‘Quero ter cada vez mais autonomia’

A atriz Bruna Mascarenhas, conhecida por papéis que marcaram a juventude, como em Sintonia, da Netflix, se prepara para mais um trabalho importante na carreira. Ela estreia na HBO Max com a série de suspense nacional Cenas de um Crime, que acompanha a investigação de um assassinato em uma mansão, onde todos são suspeitos.
Em entrevista à CARAS Brasil, Bruna detalha os desafios de sua nova personagem, Marcela, uma jovem grávida que se vê no meio de uma complexa trama policial e psicológica.
“Além desse universo sombrio, as acusações que recaem sobre o marido e o ímpeto da personagem, ela tem o plus da gravidez. Pensar nos hormônios, na lombar que dói, como uma grávida se levanta, senta, ainda mais vivendo numa situação extrema como a do recorte da série, foram bons desafios. Maria Silvia, nossa preparadora, também sempre falava sobre “pensar no trânsito e não na cena”. Acho que para essa série é um ponto chave importante, no final das contas todas as narrativas e argumentos dos personagens se interligam de alguma forma”, contou.
A atriz disse que houve cenas, sim, que a marcaram durante as gravações da série.
“A cena do interrogatório, com certeza. É a principal cena da Marcela e tem muitas nuances e camadas que ela está vivendo que nem foram reveladas ainda. Existem muitas contradições no discurso dela, mas as motivações são muito claras pra ela e precisavam ser muito bem construídas pra mim. Foi um desafio muito gostoso, e a troca que tive com Fabrício e Débora foi um ponto importante”.
Relembrando Sintonia
Bruna explica que participar de Cenas de Um Crime, três anos após a gravação de Sintonia, é muito significativo para ela, já que 2025 foi um ano de muitos encerramentos e novos ciclos.
“A Rita foi uma personagem muito importante na minha trajetória, sem dúvida, mas anseio sempre por novos desafios, diferentes histórias e quero que o público possa me ver sob outras perspectivas também. Além dessa série, estreei minha primeira comédia romântica chamada “Amor, doce confusão” no Festival do Rio. Ela deve entrar em cartaz no primeiro semestre do ano que vem. Quero explorar tudo que o audiovisual tem pra oferecer”.
O crescimento de artistas brasileiros no streaming
Para Bruna, de modo geral, houve um crescimento de histórias femininas no streaming. Ela destaca que isso é positivo tanto para as atrizes, quanto para a sociedade.
“As histórias também ficam mais diversas, saem do eixo Rio/São Paulo e ampliam as oportunidades. É ótimo fazer parte de uma geração que está tendo a possibilidade de explorar novos formatos, narrativas e plataformas. Sabemos que é um mercado volátil e que há fases melhores, outras nem tanto, e certamente ainda há um longo caminho quando falamos da necessidade de regulamentação, mas com certeza é positivo para todas e todos, inclusive para o público, que haja investimento em produções nacionais e crescimento do mercado audiovisual”.
Leia também: Atriz de Sintonia, Bruna Mascarenhas recorda início da carreira: ‘Desesperador’
Planos para a carreira
Bruna contou que tem dois projetos para sair em 2026, além do filme Amor, doce confusão.
“E esse ano eu voltei para o teatro, não podia estar mais feliz! Fiz 2 temporadas de “Um clássico: Matou a família e foi ao cinema”, fomos inclusive indicados ao prêmio Shell de melhor direção. Estamos voltando com essa peça no festival “Miacena”, dia 1 de novembro e na mostra “2025 em cena” do dia 12 à 14 de dezembro, em São Paulo. E nesse momento estou muito entusiasmada com meu curso de formação em roteiro”.
“Sempre me autossabotei um pouquinho quando o assunto era escrita, e esse ano senti que era a hora de virar essa página. Sinto que é um investimento a médio e longo prazo. Quero ter cada vez mais autonomia pra criar meus projetos”, completou.
