Música
Apoio de Fred Durst à Rússia leva a cancelamento de show do Limp Bizkit na Estônia

O Limp Bizkit estava com um show marcada em Tallinn, capital da Estônia, para 31 de maio de 2026. Entretanto, antigas declarações de apoio do vocalista Fred Durst ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, criaram uma situação complicada com autoridades locais e resultaram no cancelamento da performance.
Inicialmente, os promotores estonianos apenas anunciaram que o evento não iria mais ocorrer devido a “circunstâncias além do controle” deles. No entanto, uma reportagem da agência de notícias ERR (via Consequence) trouxe uma declaração do ministro de Relações Exteriores do país, Margus Tsahkna, sobre o papel do governo nessa decisão.
Ele disse:
“Minha posição é clara, e vou repetir. A Rússia é a agressora e a Crimeia está ocupada pela Rússia. Aqueles que justificam a agressão russa e a invasão de um país vizinho não são bem-vindos na Estônia. Não tem lugar nos palcos estonianos e não deveriam gerar renda aqui no país. Organizadores de eventos culturais e shows precisam também entender isso. Essa é a posição oficial da Estônia, e esse princípio é seguido há anos. Espero que promotores de shows ajam de acordo daqui para frente.”
Em 2012, Durst se casou com a maquiadora Kseniya Beryazina. Apesar de nascer na Crimeia, parte da Ucrânia, ela era etnicamente russa. Com isso, o vocalista começou a ser apresentado à cultura de sua esposa.
Quando a península foi anexada no ano de 2014, o casal começou a se manifestar a favor da Rússia. Fred chegou a chamar o presidente Putin de “grande homem com princípios morais claros e uma boa pessoa”.
Após levantar um cartaz com os dizeres “CRIMEIA = RÚSSIA” durante um show de 2015, Durst foi banido da Ucrânia por cinco anos. O casal até considerou se mudar para a península na época e filmar conteúdo televisivo favorável ao regime russo.
Os produtores do show na Estônia defenderam Durst alegando que esses comentários foram feitos apenas enquanto ele era casado. O músico se separou de Beryazina em 2018 e não se manifestou politicamente sobre o assunto desde então.
Show no Brasil
O Limp Bizkit tem um show marcado no Brasil no dia 20 de dezembro. Bullet for My Valentine – substituto de Yungblud, que precisou cancelar –, 311, Ecca Vandal, Riff Raff e Slay Squad estão previstos para dividir o palco com as lendas do nu metal no Allianz Parque, em São Paulo. Ingressos estão disponíveis via Eventim.
+++ LEIA MAIS: A decisão do Limp Bizkit sobre show no Brasil após morte de baixista
+++ LEIA MAIS: Os 5 melhores discos de todos os tempos para Yungblud
+++ LEIA MAIS: Fred Durst publica vídeo emocionado em homenagem a Sam Rivers, do Limp Bizkit
