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ADE SAMPA abre vagas em curso gratuito de criação de games
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A Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA) prorrogou as inscrições para o curso gratuito de formação em desenvolvimento de jogos eletrônicos. Os interessados têm até o dia 19 de novembro para se inscrever pelo site adesampa.com.br/hubsampagames.
Podem participar pessoas com 16 anos ou mais, com Ensino Médio completo ou em curso e que residam na cidade de São Paulo. Metade das vagas é destinada a estudantes e egressos de escolas públicas ou bolsistas integrais de instituições privadas e a outra metade para ampla concorrência.
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Para a primeira edição serão ofertadas 120 vagas para o curso de desenvolvedor de jogos (GameDev ou Game Developer de nível júnior) e as aulas iniciam em fevereiro de 2026. O curso integra as atividades do recém-inaugurado Hub Sampa Games que oferece estrutura moderna, capacitação técnica gratuita e conexões com o ecossistema de games e tecnologia.
O objetivo da iniciativa é formar novos talentos para o maior mercado de entretenimento do mundo.
Processo seletivo para o curso de criação de games
O processo de seleção será dividido em quatro etapas: inscrição online, prova teórica online no dia 29/11, prova prática presencial nos dias 11 e 12/12 e convocação para matrícula.
Na primeira fase, os candidatos responderão questões de lógica, raciocínio lógico-matemático, interpretação de texto, noções básicas de matemática aplicada e informática. Já na segunda fase, será aplicado um teste de pensamento computacional em plataforma de programação no formato no-code.
O curso tem duração de 12 meses e carga horária total de 180 horas —sendo 120 presenciais e 60 online. A grade abrange os módulos: Pré-produção I e II, Game Art, Game Art 3D, Engine e Projeto Final.
O projeto visa formar 720 alunos por ano. A primeira edição terá seis turmas, com até 20 estudantes cada, e aulas iniciando entre 4 e 7 de fevereiro de 2026. Para receber o certificado de conclusão, os alunos deverão ter pelo menos 75% de presença nas aulas presenciais e 100% de participação nas atividades online.
