Música
‘Ace Frehley foi o eterno soldado do rock’, diz Gene Simmons sobre o ex-colega de Kiss

Algumas horas após a triste notícia da morte de Ace Frehley, guitarrista original do Kiss, aos 74 anos, Gene Simmons, vocalista, baixista e fundador da banda de hard rock, pronunciou-se oficialmente nas redes sociais sobre a morte do ex-colega de banda.
“Nossos corações estão despedaçados. Ace se foi. Ninguém pode tocar no legado de Ace. Eu sei que ele amava os fãs — ele me disse isso muitas vezes. Mais triste ainda é que Ace não viveu o suficiente para ser homenageado no evento do Kennedy Center Honors em dezembro de 2025″, afirmou. “Ace foi o eterno soldado do rock. Que seu legado viva para sempre!”
Our hearts are broken. Ace has passed on. No one can touch Ace’s legacy. I know he loved the fans. He told me many times. Sadder still, Ace didn’t live long enough to be honored at the Kennedy Ctr Honors event in Dec. Ace was the eternal rock soldier. Long may his legacy live on!
— Gene Simmons (@genesimmons) October 16, 2025
Ace Frehley, o guitarrista original do Kiss
Nascido em 27 de abril de 1951, Paul Daniel “Ace” Frehley começou a tocar guitarra aos 13 anos e cresceu em família musical. Na juventude integrou várias bandas locais enquanto conciliava trabalhos como carteiro, motorista de táxi e entregador.
Em 1972, respondeu a um anúncio para guitarrista de uma nova banda. Foi selecionado por Paul Stanley (voz e guitarra), Gene Simmons (voz e baixo) e Peter Criss (bateria) após uma curiosa audição na qual apareceu “mal vestido”, segundo os colegas, mas surpreendeu com sua performance.
Juntou-se ao grupo que adotou o nome Kiss em 1973. Frehley criou a persona Spaceman (também Space Ace), pintando estrelas prateadas nos olhos. Também é dele o o logotipo de raio duplo da banda.
Ace permaneceu na formação inicialmente até 1982, quando, em meio a problemas com a dependência química e conflitos com Stanley e Simmons, saiu do grupo.
Após deixar o Kiss, formou o Frehley’s Comet, com a qual lançou dois álbuns, e iniciou carreira solo. Em 1996 retornou à banda mascarada para uma turnê de reunião, permanecendo até 2002.
Frehley foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2014 como membro do Kiss. Foi creditado por 11 álbuns de estúdio do grupo, embora não tenha tocado em um (Creatures of the Night, 1982) e sua presença em outro (Psycho Circus, 1998) seja limitada a apenas algumas faixas. Também disponibilizou oito discos de estúdio em carreira solo.
+++LEIA MAIS: Ace Frehley foi um grande guitarrista — e merece ser mais reconhecido por isso