Música
A música do Racionais MC’s que é sucesso em ‘Tremembé’ e você provavelmente não notou

Se você assistiu aos cinco episódios de Tremembé, que retrata o dia a dia da unidade penitenciária Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, conhecida como “presídio dos famosos” por receber condenados por crimes de grande repercussão nacional, deve ter notado uma animada música, em estilo piseiro, servindo como trilha sonora para alguns personagens.
Os encontros secretos entre Daniel Cravinhos (Felipe Simas, As Aventuras de José & Durval) e a sua nova namorada, Celina (vivida pela estreante Duda Siqueira), costumam ser embalados por versos que, caso você não tenha reparado, devido à drástica mudança na melodia, são de “Vida Loka (Pt. 1)”, um dos maiores sucessos do grupo Racionais MC’s, presente no álbum Nada Como um Dia Após o Outro Dia, de 2002.
“Fé em Deus que ele é justo / Ei, irmão, nunca se esqueça / Na guarda, guerreiro, levanta a cabeça, truta / Onde estiver, sejá lá como for, tenha fé / Porque até no lixão nasce flor”.
A versão em questão é cantada pelo cantor, compositor, produtor e arranjador Grelo, natural de Anápolis, em Goiás. Nascido Gabriel Ângelo Furtado de Oliveira, hoje com 28 anos, o artista já compôs sucessos para artistas como Simone Mendes, Luísa & Maurílio, Jorge & Mateus e Matheus & Kauan, mas viralizou com o seu próprio trabalho em 2024, com a música “Só Fé”, presente em seu álbum de estreia, É o Grelo.
“Vida Loka (Pt. 1)”, que tem ganhado as redes sociais após a estreia da nova série true crime brasileira, também está presente no disco, assim como versões de “Dias de Luta”, da banda Charlie Brown Jr.; “Cedo ou Tarde“, de NX Zero; “Palavras ao Vento”, de Cássia Eller; e “É Isso Aí”, interpretada por Ana Carolina e Seu Jorge, todas repaginadas no estilo de Grelo, que mistura forró, arrocha e piseiro para construir as suas melodias. Ouça a seguir:
Qual é a história de Tremembé?
Tremembé é baseada no livro homônimo de Ullisses Campbell — além de outras publicações do jornalista como Suzane: Assassina e Manipuladora, sobre a história de Suzane von Richthofen, que encomendou a morte dos próprios pais; e Elize Matsunaga: A Mulher Que Esquartejou o Marido, sobre o assassinato do empresário Marcos Kitano Matsunaga — e promete revelar a rotina dos criminosos reunidos na penitenciária localizada em Tremembé, no interior de São Paulo.
Onde assistir a Tremembé?
Todos os cinco episódios da primeira — e, até então, única — temporada de Tremembé estão disponíveis no Prime Video, sem custos adicionais para os assinantes do serviço do streaming. Assista ao trailer da novidade a seguir:
LEIA TAMBÉM: Tremembé, série sobre o ‘presídio dos famosos’, vai ter segunda temporada?
