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A melhor cena de batalha da história do cinema, segundo Martin Scorsese

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Martin Scorsese (Os Bons Companheiros) nunca fez um filme de guerra — isso se você desconsiderar Gangues de Nova York —, diferentemente de seus contemporâneos como Francis Ford Coppola (Apocalypse Now), Steven Spielberg (A Lista de Schindler) e Brian De Palma (Pecados de Guerra). O diretor nova-iorquino sempre manteve distância do gênero, tanto por sua posição anti-guerra quanto pelo fato de considerar o território já saturado. Ainda assim, quando o assunto é reconhecer grandes obras, Scorsese tem sua cena de batalha favorita.

Em entrevista concedida para a revista Time, Scorsese foi direto ao citar Falstaff – O Toque de Recolher (Chimes at Midnight, 1965) como o filme que possui a melhor sequência de batalha já filmada. A obra, que mescla cinco peças de Shakespeare, é frequentemente lembrada como um dos trabalhos mais ambiciosos de Orson Welles, e também um dos mais subestimados.

Se você quer olhar para Welles, deve começar por Falstaff – O Toque de Recolher”, disse Scorsese. “A partir dessa peça ‘shakespeariana’ surge um cinema extraordinário. Em termos de cenas de ação, a melhor batalha já colocada em filme está ali.”

O diretor ainda afirmou que grandes produções estudaram minuciosamente a sequência, incluindo Coração Valente. “Nunca houve nada igual”, completou, comparando a cena às de Eisenstein em Alexandre Nevsky e O Encouraçado Potemkin — referências máximas no gênero.

Scorsese nunca escondeu sua reverência a Welles, que considera um dos cineastas mais inovadores da história. Em entrevistas ao American Film Institute, ele já explicou como o diretor de Cidadão Kane transformou sua compreensão sobre movimento de câmera, especialmente pelo uso ousado da lente grande-angular. “Welles abriu a caixa de Pandora”, disse Scorsese, lembrando como o cineasta rompeu com a tradição da câmera invisível de Hollywood.

A cena que influenciou gerações

A sequência da Batalha de Shrewsbury, filmada com um realismo brutal e montagem vertiginosa, tornou-se objeto de estudo para cineastas fascinados por sua fisicalidade crua, seu caos organizado e sua capacidade de transmitir violência sem glamour. Para Scorsese, ela permanece insuperável. Assista a seguir:

Fonte: FarOut Magazine

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Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.

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