Connect with us

Música

A importância de Jon Landau para Bruce Springsteen

Published

on


Com lançamento marcado para 30 de outubro, a cinebiografia Springsteen: Salve-me do Desconhecido retratará vários aspectos da vida de Bruce Springsteen no início da década de 1980. Um deles é a relação com Jon Landau, empresário que teve papel decisivo em sua carreira.

A importância de Landau na ascensão de Springsteen, entretanto, é anterior à ligação direta entre os dois. Seu primeiro impacto na trajetória do artista foi como jornalista, em 1974, quando elogiou uma performance do músico na cidade de Cambridge, Massachusetts (EUA).

Na época, ele escreveu no jornal The Real Paper (via Clash):

“Eu vi o futuro do rock and roll e seu nome é Bruce Springsteen.”

Bruce Springsteen e Jon Landau em 1980, durante as gravações de 'The River' (Foto: David Gahr/Getty Images)
Bruce Springsteen e Jon Landau em 1980, durante as gravações de ‘The River’ (Foto: David Gahr/Getty Images)

Até então, Springsteen vinha de dois discos com pouco destaque e quase nenhum apelo comercial. Mesmo assim, Landau viu potencial no cantor e compositor de Nova Jersey e exaltou no mesmo artigo:

“Em uma noite em que eu precisava me sentir jovem, ele me fez sentir como se estivesse ouvindo música pela primeira vez.”

Jon Landau e Bruce Springsteen

A partir daí, a carreira de Bruce Springsteen ganhou fôlego novo. Jon Landau foi recrutado para trabalhar como coprodutor em seu terceiro álbum, Born to Run (1975). O disco foi um sucesso e se tornou o ponto de virada para o artista.

Em 1978, Landau se tornou empresário de Springsteen, após um complicado rompimento com o profissional anterior, Mike Appel. Ele também continuou sendo creditado como coprodutor em todos os discos do músico até 1995 – com exceção de Nebraska (1982).

Segundo o próprio Bruce Springsteen, Jon Landau foi importante até mesmo nos momentos mais difíceis de sua carreira. O músico conta que o empresário teve papel fundamental quando ele sofreu de depressão, levando-o ao tratamento adequado com profissionais especializados.

Ao site NJArts, Springsteen afirmou em 2020:

“Quando olhei para baixo e vi o fundo do poço, Jon me ajudou a encontrar ajuda que me reorientaria e mudaria o curso da minha vida. Tenho uma grande dívida com meu amigo por sua gentileza, generosidade e amor. Ele também fez um ótimo trabalho de gestão.”

Bruce Springsteen e Jon Landau em 2017 (Foto: Jim Spellman/Getty Images)
Bruce Springsteen e Jon Landau em 2017 (Foto: Jim Spellman/Getty Images)

Colaboração transcendental

De jornalista a empresário, passando por produtor, confidente, amigo e braço direito de Bruce Springsteen, Jon Landau fez de tudo um pouco nos últimos 50 anos ao lado de The Boss.

Ele brinca:

“Eu nunca quis ser empresário. Foi apenas uma colaboração que transcendeu todas as categorias.”

Mais sobre o filme

Em Springsteen: Salve-me do Desconhecido, Bruce Springsteen será interpretado por Jeremy Allen White, o Carmy, de The Bear. Já o papel de Jon Landau ficou com Jeremy Strong, que fez Kendall Roy na série Succession.

O filme terá como enfoque a jornada de produção de Nebraska, disco responsável por marcar uma direção artística diferente do cantor. Leia sinopse a seguir.

Springsteen: Salve-me do Desconhecido apresenta Bruce Springsteen, interpretado por Jeremy Allen White, no processo de concepção e produção do álbum Nebraska (1982), quando ele era um jovem músico à beira do estrelato global, lutando para conciliar as pressões do sucesso com os fantasmas de seu passado. Feito no quarto do artista, em New Jersey, em um gravador de 4 canais, Nebraska marcou um ponto de virada em sua vida e é considerado um de seus trabalhos mais perduráveis, um disco acústico cru e assombrado, povoado por almas perdidas em busca de uma razão para acreditar.”

Rolling Stone Brasil: Avenged Sevenfold na capa

A nova edição da Rolling Stone Brasil traz uma entrevista exclusiva com os 5 integrantes do Avenged Sevenfold, às vésperas de seus maiores shows solo no Brasil. Também há um bate-papo com Planet Hemp, um especial Bruce Springsteen, homenagem a Ozzy Osbourne e muito mais. Compre pelo site da Loja Perfil.

+++ LEIA MAIS: A banda de heavy metal que contou com Bruce Springsteen antes da E Street Band
+++ LEIA MAIS: Walter Salles e Bruce Springsteen serão homenageados pelo Museu do Oscar
+++ LEIA MAIS: Bruce Springsteen diz que novo filme retrata dias ‘dolorosos demais’

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade