Música
A história por trás de “Noite Preta”: evento sobre Vange Leonel revela origem do hit

A trajetória musical da cantora e compositora Vange Leonel foi o tema da primeira roda de conversas do projeto #InvasãoVangeLeonel, realizada na noite desta terça-feira, 14. O evento reuniu seu primo, o músico Nando Reis, sua parceira de vida e composição, a poeta Cilmara Bedaque, e o jornalista Pedro Alexandre Sanches, em um mergulho que revelou desde a inspiração inusitada do hit “Noite Preta” até memórias afetivas da adolescência.
Nando Reis relembrou a profunda conexão com a prima, com quem nasceu no mesmo ano e formou sua primeira banda, Os Camarões. “Sou primo-irmão da Vange. (…) Éramos uma espécie de almas gêmeas”, revelou o músico. “Crescemos juntos, e a parte profissional das nossas vidas (…) é a continuidade natural de uma relação única, de interesses trançados dela e meus.”
O ponto alto da noite foi a revelação de Cilmara Bedaque sobre a verdadeira origem de “Noite Preta”, sucesso que se tornou tema da novela Vamp. Contrariando o imaginário popular, a canção não tem a ver com vampiros. “Eu tinha feito essa música com Vange em Copacabana, num hotel em frente para a praia, quando colocaram luz em Copacabana. É simplesmente isso, eu estava de frente para a praia de Copacabana, colocaram luz, cadê a noite preta?”, contou Cilmara entre risos.
O jornalista Pedro Alexandre Sanches contextualizou a importância do primeiro álbum solo de Vange (1991), produzido por Nando e Charles Gavin, como uma preparação para a sonoridade dançante dos anos 1990. A programação da #InvasãoVangeLeonel continua nesta quarta-feira (15), com foco na Vange escritora e dramaturga, e se encerra na quinta (16), abordando sua trajetória como ativista feminista e lésbica.
LEIA TAMBÉM: Festival de terror no Cinesystem Belas Artes Frei Caneca resgata grandes clássicos do gênero