Connect with us

Música

A música mais linda de George Harrison, segundo George Martin

Published

on


Por décadas, a capacidade de George Harrison como compositor precisou competir por espaço com a genial parceria entre John Lennon e Paul McCartney. No entanto, na reta final dos Beatles, o guitarrista floresceu de forma incontornável e passou a ser reconhecido mais naturalmente por suas habilidades.

Para o produtor da banda, George Martin, o ápice desse talento tem nome: “Something”, faixa lançada no aclamado álbum Abbey Road (1969).

Martin nunca escondeu sua profunda admiração pela canção, descrevendo-a como a composição mais bonita que Harrison já havia entregado ao grupo. Para o produtor — acostumado a lapidar alguns dos maiores clássicos do século 20 —, “Something” não era apenas uma grande música de amor, mas uma obra de arte perfeita em estrutura, melodia e sensibilidade.

Em declaração destacada pelo site Far Out Magazine, George Martin exaltou:

“É uma canção belíssima de George (Harrison), que fez todos perceberem que ele era capaz de compor músicas tão boas quanto as de John (Lennon) ou Paul (McCarntey), e isso lhe deu enorme confiança. A faixa master foi finalizada com uma linha de teclado de Billy Preston e, finalmente, adicionei uma orquestra de cordas em meados de agosto. Fiquei muito satisfeito com o resultado final.”

Beatles, George Harrison e “Something”

A opinião de George Martin era compartilhada por outros gigantes da música. Frank Sinatra, um dos maiores intérpretes da história, chegou a declarar que “Something” era “a maior canção de amor dos últimos cinquenta anos”.

“Something” se tornou a primeira composição de George Harrison a alcançar o topo das paradas americanas no lado A de um single dos Beatles.

+++ LEIA MAIS: Beatles tiveram sorte e não eram excepcionalmente talentosos, segundo Nina Simone
+++ LEIA MAIS: A melhor harmonia dos Beatles, segundo George Martin
+++ LEIA MAIS: O incidente em cinema que fez Paul McCartney ser deportado da Alemanha


Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade