Connect with us

Música

Acusadores de Karol G ‘pedem sinceras desculpas’ por processo de roubo de música: ‘Estávamos errados’

Published

on


Dois produtores emitiram um pedido público de desculpas para Karol G após processar a cantora superstar no ano passado com alegações de que sua música “Gatúbela”, do seu álbum Mañana Será Bonito (2023), copiou elementos de uma faixa que eles lançaram anteriormente no YouTube intitulada “Punto G”.

Os produtores Jack “Ocean Vibes” Hernandez e Alfred “Alfr3d Beats” Caballero Rodriguez protocolaram sua extensa carta de desculpas no tribunal federal na quarta-feira após uma mediação revelar que suas alegações de violação de direitos autorais não tinham fundamento, disseram eles. O mea culpa por escrito acompanhou um acordo conjunto confirmando que Karol G e seus coautores, incluindo Marvin “DJ Maff” Hawkins Rodriguez, não pagaram nenhum dinheiro de acordo para garantir o arquivamento do caso. Sob o acordo, cada parte cobrirá seus próprios honorários advocatícios, enquanto Karol G e seus colaboradores concordaram em pagar os custos da mediação.

“Durante a instrução processual, os réus forneceram provas, incluindo arquivos de sessão, que estabelecem que o DJ Maff criou independentemente a batida meses antes e que Karol G gravou ‘Gatúbela’ duas semanas antes de ‘Punto G’ ser publicado”, afirma o pedido de desculpas. “Diante dessas provas, decidimos arquivar nosso processo e desejamos pedir sinceras desculpas a Karol G e DJ Maff por nossas alegações equivocadas e acusações públicas. Estávamos errados”. (Os produtores também concordaram em publicar o pedido de desculpas em inglês e espanhol em suas contas de mídia social.)

Em seu processo subjacente protocolado em março passado, os produtores alegaram que um especialista em musicologia “comparou cuidadosamente” as duas músicas e descobriu que seu riff de sintetizador e melodia coral vocal “extremamente semelhantes” não poderiam ser explicados sem uma falsificação. Mas em uma moção protocolada no mês passado, Karol G e sua equipe disseram que metadados e outras análises mostraram que a batida, melodia e progressão de acordes de “Gatúbela” foram criadas pelo DJ Maff em dezembro de 2021. Karol G então finalizou a letra e gravou seus vocais durante uma sessão de composição na Espanha em 29 de junho de 2022. “Punto G” foi lançado no YouTube em 12 de julho de 2022.

Karol G e seus advogados não responderam imediatamente a um pedido de comentário na quinta-feira. A estrela pop colombiana, que ganhou Canção do Ano no Latin Grammy de 2025 por seu hit de sucesso nas paradas “Si Antes Te Hubiera Conocido”, prevaleceu anteriormente em um processo de violação de direitos autorais movido sobre seu hit de dance de 2021 “Don’t Be Shy”. Naquele caso, um juiz da Flórida rejeitou o processo enquanto criticava duramente o “suposto especialista” do autor como não qualificado e não confiável.

+++LEIA MAIS: Bad Bunny supera recordes de Shakira, Karol G e dele mesmo com nova turnê

+++LEIA MAIS: Todas as celebridades que curtiram o show do intervalo do Bad Bunny na ‘La Casita’

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade